Fóruns Setoriais de Cultura reúne segmentos na Casa das Artes em Bento

A Secretaria de Cultura e o Conselho Municipal de Política Cultural de Bento Gonçalves realizou, neste sábado, dia 9, os Fóruns Setoriais de Cultura. Na ocasião, também ocorreu uma palestra, proferida pelo presidente do Conselho Estadual de Cultura, Marco Aurélio Alves, abordando o tema “Cultura: Identidade e Impacto Social”.

Visando ampliar o diálogo e fortalecer a participação da sociedade civil dos segmentos artísticos, os Fóruns vêm de encontro aos objetivos, estratégias e ações que ampliem e aprimorem os mecanismos e gestão de suas áreas.

Durante seu pronunciamento no evento, o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Leandro Magnaguagno destacou que “participar dos Fóruns Setoriais de Cultura é um dever de todo agente envolvido nos mais diversos setores culturais, não apenas de proponentes e produtores, mas todos que fazem parte deste mundo de diversidade: artistas, músicos, dançarinos, escritores, atores, enfim, toda a cadeia produtiva de artes e cultura deve estar presente”.

Magnaguagno ainda ressaltou que os setores culturais, divididos por área de interesse, “tem direito de compor o conselho municipal de cultura, onde são tomadas decisões importantíssimas para o bom andamento e investimento dos valores oriundos do Fundo Municipal de Cultura”. Para isso, foi necessário a presença no Fórum de um número mínimo de 10 participantes, representantes da área especifica, e dentre estes foram eleitos dois conselheiros, um titular e um suplente para representar os interesses junto ao CMPC.

Os setores participantes foram Artes Visuais; Música; Teatro; Dança; Patrimônio Cultural; Folclore, Cultura Populares, Tradicionais e Etnias; Audiovisual, Áudio e Materiais Diversos; Empresas, Produtores, Empreendedores, Agentes e Trabalhadores da Cultura; Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.

(Fonte e Fotos: Central de Jornalismo da Rádio Difusora)

Clique na imagem para ampliar: