Festa da Cuccagna é atração em Bento dia 10

WhatsApp Image 2018-02-03 at 09.20.49

A Festa da Cuccagna é atração em Bento Gonçalves no próximo dia 10, no Espaço Uva e Vinho (em frente a Mondê Chocolates), no 8 da Graciema, Vale dos Vinhedos. A realização é do Circolo Trentino.

O significa Cuccagna

Lugar fabuloso cheio de todas as coisas prazeirosas e apreciáveis, de acordo com uma fantasia de fonte insegura, burlesca, da literatura da idade média e início da era moderna.  A partir do século XVI em vários cartazes e quadros começa a aparecer a “Árvore da Cuccagna” fornecido pelo bem de Deus, situada as portas do Paraiso e tendo-a como elemento central da cena.

O povo dança ao redor, entre os ramos e fruto da sorte, das coroas reais e instrumentos musicais as especialidades gastronômicas, tendo como o fruto não mais proibido de um Paraiso finalmente reconquistado. A séculos os italianos se referiam ao País da Cuccagna e hoje encontraram no Brasil a fartura em oposição a fome que passaram nossos antepassados. “Das árvores pendiam salames, copas, pães e nos rios cheios de polenta e de molho cremoso” – “Quel che manco lavora piu guadagna”.

Serviço:

Festa da Cuccagna no Vale dos Vinhedos

Quando: 10 de Fevereiro de 2018 – sábado

Horário: 19h

Onde: Espaço Uva e Vinho – Vale dos Vinhedos – 8 da Graciema

Contato: Circolo Trentino – 54 99142-7711

Programação:

19h – História da Cuccagna / Sabragem / Colheita do Salame;

20h – Pisa das uvas / Árvore da Cuccagna;

21h – Filó: salame, copa, queijo, pão colonial, cuca, grostoli, uvas, café, chá e vinho

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora