Férias escolares iniciam nesta semana nas redes estadual e municipal de Bento

Brasília - Estudantes fazem provas no segundo dia da seleção do Programa de Avaliação Seriada (PAS), que permite o acesso a uma vaga na Universidade de Brasília

Para parte dos alunos de Bento Gonçalves as férias de inverno iniciam nesta semana. Na rede municipal e para parte da estadual, o recesso começa nesta segunda-feira, dia 17. O encerramento está previsto para o dia 31 de julho. No caso do município, para a data está programado um congresso de educação voltado a professores.

Na rede estadual, um decreto ampara dois calendários. Em um deles constam as férias escolares do dia 20 a 30 de julho, com formação docente nos dias 20 e 21. Nas escolas que possuem o calendário unificado com o do município há uma diferenciação, com o recesso também iniciando no dia 17 e se estendendo até 31 de julho.

A secretaria de educação do município, Iraci Luchese Vasques, ressalta que na educação infantil não haverá interrupção das atividades. Ao fazer uma avaliação do semestre que encerrou, a gestora ressalta que o início do ano letivo foi atípico pela dificuldade inicial de se conseguir professores.

“Pela demora de profissionais da área em retorno. Poucas pessoas haviam sido aprovadas em concurso e tivemos que passar para o chamamento através do contrato temporário”, afirma. Dos 174 profissionais concursados, 80 assumiram

No que se refere à rede estadual, o quadro de profissionais é avaliado sempre no ano anterior para que sejam chamados professores que participam de um cadastro, caso necessário, para suprir necessidades emergenciais. As informações são do coordenador da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Leonir Rasador.Uma iniciativa que tem auxiliado o andamento dos trabalhos.

Foto: Wilson Dias/ Arquivo Agência Brasil