Feriadão de Carnaval: como será o atendimento de bancos, supermercados e outros serviços

O feriado de carnaval, na terça-feira, dia 25, muda o funcionamento de serviços e estabelecimentos do estado nos próximos dias. Muitos devem interromper as atividades entre sábado, dia 22 e terça, e retomar o funcionamento apenas na quarta-feira, dia 26. Veja um resumo:

Bancos:

Os bancos vão ficar fechados na próxima segunda e terça-feira de carnaval. Na Quarta-feira de Cinzas (26/02) o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento em horário normal de fechamento das agências, segundo informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento.

A Febraban orienta os clientes a utilizarem os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 24 ou 25 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (26). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão da Febraban é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Repartições públicas de Bento Gonçalves

De acordo com Decreto nº 10.434 segunda-feira, 24, será ponto facultativo em todas as repartições públicas, com compensação no dia 29 de fevereiro das 8h às 14h. Já na terça-feira,25, é feriado.

Saúde em Bento

Os serviços essenciais, UPA, PA Zona Norte, Raio X, Laboratório, SAMU e agentes de trânsito, funcionam normalmente.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) e Estratégia da Saúde da Família (ESF´s), estarão fechadas para atendimento ao público.

Coleta de lixo no município

Quanto à coleta de resíduos orgânicos, recicláveis, vidros e especial, o serviço permanece normal na segunda-feira, dia 24. Já na terça-feira, dia 25, será recolhido somente o lixo orgânico.

Funcionamento das Centrais de Atendimento ao Turista (CAT)

Dia 24 atendimento normal das 8:30 às 17h
Dia 25 atendimento das 9h às 17h

RGE

Entre sábado e terça-feira (22 a 25), não haverá atendimento. Na quarta (26), o atendimento nas agências será normal.

Os clientes têm atendimento 24h pelos canais digitais da empresa, como o chatbot, o app CPFL Energia, SMS e agência digital.

Corsan

Serviços essenciais serão mantidos. O atendimento ao público será por meio do telefone 0800-646-6444 e também pelo app e site da Corsan. O atendimento presencial será retomado na quarta-feira, dia 26, às 13h.

Comércio Varejista

No feriado de Carnaval o comércio varejista que são os supermercados, farmácias, concessionárias de veículos, lojas de vestuários, lojas de materiais de construção, lojas de móveis e decoração, postos de gasolina, lojas de eletroeletrônicos, livrarias, funcionarão com base na convenção coletiva.

De acordo com o Sindilojas Regional Bento, na segunda e terça-feira, dias 24 e 25 respectivamente, na parte da manhã, os empreendimentos onde os proprietários e/ou familiares são responsáveis pelo atendimento (sem o uso de funcionários), podem abrir normalmente, sem restrições.

Já na segunda e terça, parte da tarde, e quarta-feira, dia 26, em ambos os turnos, o comércio está apto a trabalhar com uso de mão de obra contratada (funcionários).

Supermercados – Bento Gonçalves

De acordo com o Sindigêneros-RS (Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Rio Grande do Sul, a convenção coletiva, permite que os estabelecimentos supermercadistas abram normalmente. Isso ocorre por se tratar de uma categoria com sindicato específico. As demais que não possem sindicato, seguem a orientação do Sindilojas, conforme convenção.

Correios

Segunda e terça-feira (24 e 25/2), não haverá atendimento nas agências e também não ocorrerá a entrega de objetos postais, em função do feriado de Carnaval. A Central de Atendimento dos Correios – CAC também não funcionará nestas datas.

O atendimento e as entregas serão retomados na quarta-feira, 26/2. Neste dia, as agências abrirão a partir das 12h e a CAC atenderá normalmente, das 8h às 20h. Os clientes poderão obter informações sobre produtos e serviços ou registrar manifestações na página dos Correios: www.correios.com.br

Telefones de plantão:

Conselho Tutelar: (54) 99159-5744
Secretaria de Viação e Obras Públicas: (54) 99139-6600
Defesa Civil: (54) 99129-0602
Fiscalização de Ambulantes: (54) 99269-3957
Fiscalização de Trânsito: atendimento pelo telefone 153
Guarda Civil Municipal 153 e 190.

Fonte: Airton Ferreira/Central de Jornalismo da Rádio Difusora