Feira Ecológica de Bento completa vinte anos de atividades

79ad924e-0512-4a87-8328-b953438409ce

A Feira Ecológica de Bento Gonçalves, está completando nesta terça-feira, dia 7, vinte anos de atividades no município. Criada em 1998, por produtores rurais com apoio da Emater, Secretaria da Agricultura, Pastoral da Saúde – representada pelo padre Júlio Giordani – e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves, a feira já passou por momentos de fartura e crise, mudanças de local e de produtores, mas se mantém viva até hoje.

À época, treze feirantes se reuniam na estação férrea do município onde eram comercializados produtos orgânicos e convencionais (no qual são usados agrotóxicos). Após um ano as feiras foram separadas criando a Feira Ecológica e a Feira Livre.

De lá pra cá a Feira Ecológica já passou por diversos pontos da cidade e hoje está localizada em quatro pontos: nas terças-feiras, pela manhã das 6h as 9h, na Travessa Pelotas (Avenida Osvaldo Aranha), junto à feira livre do Produtor Rural, das 9h30min as 12h na praça da Igreja São Roque, e das 14h as 18h30min na Rua Félix da Cunha, Praça Centenário. Já nas sextas-feiras a feira ocorre na Rua Fernandes Vieira, entre as Ruas Olavo Bilac e Visconde de São Gabriel, bairro Cidade Alta, e ainda no sábado das 5h as 10h30min novamente na Praça Centenário, juntamente da Feira Livre.

Os produtos oferecidos na Feira Ecológica são cultivados no sistema de produção orgânica, não sendo usadas adubação química ou agrotóxicos. Além dos produtos orgânicos são comercializados produtos típicos da gastronomia local, como tortas tirolesas, biscoitos, pães, cucas, entre outros. Todos certificados pelo Selo Sabor de Bento. A coordenação da Feira ecológica é da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura em parceria com a Associação dos Produtores Ecológicos de Bento – APEB.