Fecovinho promove colação de grau a associados da Cooperativa Nova Aliança

20181205194748

Após quase um ano de formação, 24 associados da Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança receberam na terça-feira, dia 4, durante o Evento de Final de Ano da Fecovinho, em Farroupilha, o certificado de aptidão a futuros conselheiros da Cooperativa.

A formação dos associados é fruto do Programa de Formação “Cooperação para o Fortalecimento da Vitivinicultura Familiar na Serra Gaúcha – Módulo Futuros Conselheiros”, uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul – SESCOOP, execução da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM e promoção da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul – Fecovinho.

Os associados tiveram ao total 88 horas de aula por 10 meses desde o último ano, ministradas por professores da ESPM nos mais diversos temas, todos voltados ao desenvolvimento do cooperativismo e gestão da Cooperativa, para que ao fim da formação os associados pudessem estar capacitados a assumirem cargos nos conselhos da Cooperativa.

A demanda do curso foi do próprio presidente da Cooperativa Nova Aliança, Alceu Dalle Molle, que exige que o associado que deseje se candidatar às vagas dos Conselhos deva estar preparado para assumir tal cargo.

“É visível a necessidade constante de qualificação da gestão cooperativista em todos os níveis, por isso, a execução do curso foi uma decisão estratégica da Cooperativa Nova Aliança visando a qualidade da gestão através dos donos da Cooperativa”, comenta Alceu.

Além disso, a Cooperativa vê a realização do curso como uma forma de aproximar e fortalecer a permanência do jovem no campo e junto à Cooperativa, pois dos 24 formandos, 9 associados têm até 35 anos.

Para o associado Jucemar Zanco, 33 anos, o curso foi muito bem desenvolvido e trouxe conhecimento de grande importância. “Muito dos assuntos que vimos eu já estou colocando em prática, assim como percebi a importância do meu papel perante a cooperativa. Todos os associados com certeza terminaram o curso com muito êxito”, finaliza Zanco.

A parceria entre o SESCOOP, ESPM e Fecovinho acontece desde 2017 e realiza mais dois módulos, para os técnicos das áreas enológica e agrícola, e para dirigentes e executivos. O curso para futuros conselheiros já foi demandado por outras duas cooperativas filiadas a Fecovinho para 2019 e 2020.

A Federação das Cooperativas Vinícolas do RS é sediada em Farroupilha, tem atualmente 6 cooperativas filiadas num total de 4 mil associados, mais de mil colaboradores e possui 34% da comercialização dos produtos envasados do Setor Vitivinícola.

 

Fonte: Fecovinho