Exportações do polo moveleiro de Bento Gonçalves iniciam recuperação

Moveleiro

Depois de uma queda de 2,2% no ano passado, o primeiro trimestre de 2017 resultou em crescimento de 12,7% nas exportações do polo moveleiro de Bento Gonçalves em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior do MDIC. O desempenho é superior ao do estado (3,9%) e do Brasil (6%), com destaque para os seguintes mercados: Uruguai, Argentina, Paraguai, Panamá, Estados Unidos, Angola, México, Arábia Saudita, Índia, Guatemala e Emirados Árabes Unidos.

O diretor Internacional do Sindmóveis, Leonardo Dartora, destaca que os resultados, apesar de preliminares, indicam um início de recuperação em mercados importantes, como na América Latina. O Sindmóveis trabalha para alavancar a competitividade das empresas com ações de promoção internacional e estudos de mercado por meio de seu Comitê Internacional.

“A entidade comemora os dados, mas há muito caminho até voltarmos aos patamares dde 2010 e 2011, próximos a 60 milhões anuais, e pré-crise financeira de 2008/09, quando o polo chegou a exportar mais de US$ 80 milhões anualmente”, interpreta o diretor.

Fonte: Sindmóveis

Foto: Jéferson Soldi