Evento na Embrapa Uva e Vinho apresenta nova variedade para viticultura da região

Foi realizado na tarde desta sexta-feira, 8, na sede da Embrapa Uva e Vinho em Bento Gonçalves, o primeiro de dois lançamentos de novas variedades de uva para a viticultores da Serra Gaúcha, integrando o Programa de Melhoramento Genético “Uvas do Brasil”.  No auditório com a presença de dirigentes, pesquisadores, lideranças de sindicatos e produtores rurais, foi apresentada a BRS Melodia, uma nova opção de uva de mesa sem semente.

Com um sabor especial de mix de frutas vermelhas, a cultivar atende a demanda dos viticultores da região que não conseguiam produzir a cultivar importada Crimson Seedless. Conforme o pesquisador João Dimas Garcia Maia, um dos melhoristas responsável pelo desenvolvimento da variedade, deve ser feito o raleio e o desponte dos cachos. Por apresentar cachos menores, o manejo de cachos da ‘BRS Melodia’ é mais fácil, quando comparada com as cultivares do Grupo Itália. Cultivada com o uso de cobertura plástica e com o manejo correto, garante-se uma produtividade de 25 toneladas por hectare.

Na terça-feira, dia 12, às 15h, será a vez do lançamento da ‘BRS Bibiana’. Ela apresenta cachos soltos, o que evita podridões. Para boa produtividade recomenda-se poda mista. Outro diferencial é o potencial de atingir um nível elevado de conteúdo de açúcares.

“Para essa cultivar não tem tempo ruim. A safra sempre vai ser boa, permitindo a elaboração de vinhos com qualidade”, destacou a pesquisadora Patrícia Ritschel.

Participaram do ato desta sexta-feira pouco mais de 100 pessoas.

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Embrapa Uva e Vinho

Fotos: Felipe Machado