Estado vai coordenar capacitação da Guarda Municipal de Bento

O governo do Estado será o responsável pela formação dos guardas municipais de Bento Gonçalves. A parceria faz parte do pacote de convênios firmados com a adesão ao Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM). Pelo acordo, a capacitação será coordenada pela Divisão de Ensino e Treinamento da SSP e executada por instrutores da Brigada Militar e Polícia Civil. O investimento ficará a cargo do Executivo local, que repassará à secretaria os recursos.

Nesta segunda-feira (14), o vice-governador e secretário da Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior, debateu o projeto com o prefeito local, Guilherme Pasin. “Pretendemos dar celeridade ao processo, observando todas as determinações legais que constam no Estatuto Geral das Guardas Municipais”, garantiu Ranolfo.

Esta será a primeira Guarda Municipal formada pelo SIM. Ao todo, 20 profissionais serão treinados. Além de exercerem as atribuições de guardas municipais, eles também atuarão no trânsito, recebendo capacitação específica para essa atividade. “Dispomos do local para o curso e já empenhamos os recursos necessários para custear a ação. A expertise dos profissionais do Estado será um diferencial na formação dos nossos guardas”, afirmou Pasin.

 

Fonte: Ascom SSP