Estado apresenta novo cronograma de datas de retorno às aulas presenciais

O presidente da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste) e prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, participou na manhã desta terça-feira, 1, de mais uma importante reunião para dar andamento ao retorno gradativo das atividades escolares presenciais.

O encontro virtual foi realizado entre o Governo do Estado, Secretários Estaduais, representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, Famurs e os 27 Presidentes das Associações Regionais.

O Governo do Rio Grande do Sul apresentou e sugeriu um novo cronograma de datas para o retorno presencial, autorizando os municípios para que realizem a retomada das aulas.

A permissão para retorno das aulas ficará estabelecida conforme calendário abaixo:

  • Educação infantil: 8 de setembro
  • Ensino Superior e Médio: 21 de setembro (no entanto, a rede estadual retorna apenas em 13 de outubro)
  • Ensino Fundamental – anos finais: 28 de outubro
  • Ensino Fundamental – anos iniciais: 12 de novembro

O Presidente e Prefeito Breda reforça que os municípios e escolas poderão decidir quando e de que forma as aulas serão retomadas e os pais/responsáveis terão a liberdade para definir a presença dos alunos nas atividades presenciais.

O presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, argumentou que ainda não há uma estrutura mínima para garantir que os protocolos sejam cumpridos.

Poderão realizar a retomada das aulas, os municípios classificados em bandeira amarela ou que estiverem há duas semanas na bandeira laranja pelo Modelo de Distanciamento Controlado do Estado.

Com a aplicação dos protocolos obrigatórios de higiene e saúde, as Escolas poderão retomar as atividades utilizando 50% das salas de aula, em dias alternados, priorizando a presença dos alunos que possuem dificuldades de aprendizagem ou de acesso ao ensino remoto.

A Famurs manifestou, mais uma vez, que não é favorável a volta às aulas neste momento.

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Amesne e Famurs