Estação possibilitará o tratamento de 30% do esgoto de Bento Gonçalves

2d004fd5-d17c-4e0f-9f5c-2ab2fae7166f

A construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) às margens da ERS- 444 vai permitir a Bento Gonçalves dar a destinação correta aos dejetos produzidos na cidade. Nesta quinta-feira, 8, o prefeito Guilherme Pasin acompanhado de secretários municipais, vereadores, integrantes da Corsan e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) vistoriaram o andamento da obra.

A Estação possui um modelo construtivo diferenciado, pois foi pré-fabricada, e é a primeira construída neste modelo. O gerente da unidade da Corsan, Marciano Dal Pizzol destacou os investimentos na obra e a implementação das redes coletores de esgoto.

Quando entrar em funcionamento, a ETE Barracão terá vazão cloacal de 40 l/s, atendendo aproximadamente 17 mil habitantes dos bairros Santa Marta, Santo Antão, Santa Helena, Barracão, Imigrante e Fenavinho. A proposta de construção em sistema modular e em aço é mais econômica e permite a construção em menos tempo, além de ocupar menos espaço comparado ao sistema de bacias.

Após a conclusão da obra e o início das operações, a Companhia prevê o tratamento de 30% do esgoto no município. A previsão de entrega é julho de 2019. Com financiamento da Corsan, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 1), obtidos ainda em 2009, o valor da obra é de R$ 9.267.140.

“Essa obra será um marco para o tratamento de esgoto do Município. Estamos falando de uma demanda antiga da comunidade. Nosso objetivo hoje foi apresentar para o Conselho e vereadores a grandiosidade da obra. Estes 30% de esgoto que serão tratados irão representar mais qualidade de vida para o cidadão”, reiterou o prefeito Guilherme Pasin.

Acompanharam a visita o secretário de Governo, Diogo Siqueira, o secretário de Obras e de Mobilidade Urbana, Amarildo Lucatteli, secretário do Meio Ambiente, Claudiomiro Dias, e adjunta Paula Camerini, secretário da Agricultura, Dorval Brandelli, o diretor do IPURB, Vanderlei Mesquita, da diretora-adjunta Melissa Bertoletti, os vereadores Eduardo Viríssimo, Gilmar Pessutto e Sidnei da Silva, além dos vereadores do município de Carlos Barbosa, Alef Assolini e Miguel Stalinososki.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura