Esportivo retorna à elite do futebol e estreia nesta quinta no Gauchão 2020

O tão aguardado momento que marca o retorno do Clube Esportivo Bento Gonçalves à elite do futebol gaúcho está se aproximando. Amanhã, dia 23 de janeiro, o alviazul estreia no Campeonato Gaúcho 2020 diante do São José, de Porto Alegre, às 20h, no Estádio Francisco Novelletto Neto (este nome é válido desde janeiro deste ano e não mais Passo D´Areia). A partida simboliza a volta do Zebrão à série A após cinco temporadas disputando a Divisão de Acesso. Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre a preparação do Esportivo e a projeção para o Gauchão.

Pré-temporada de intensa preparação

Foram mais de 60 dias de avaliações, treinamentos e testes preparatórios para que tudo estivesse alinhado até o início do Gauchão 2020. Desde o dia 21 de novembro do ano passado, o plantel alviazul colecionou jogos-treinos e amistosos – oito, no total, sendo uma das equipes do campeonato que mais disputou testes durante a pré-temporada (acompanhe a relação abaixo). Foram 22 gols marcados e apenas cinco sofridos, com cinco vitórias, um empate e duas derrotas.

Calendário de amistosos e jogos-treino durante a pré-temporada:
14/12: Esportivo 1 x 0 PRS de Garibaldi
18/12: Esportivo 11 x 0 Apafut Sub-20
21/12: Esportivo 5 x 0 8 da Graciema
27/12: Esportivo 2 x 0 Juventude Sub-20
05/01: Esportivo 0 x 0 Ypiranga, em Erechim (amistoso)
09/01: Esportivo 1 x 0 Pelotas, em Pelotas (amistoso)
12/01: Esportivo 1 x 2 Ypiranga, no Montanha dos Vinhedos (amistoso)
16/01: Esportivo 1 x 3 Juventude, em Flores da Cunha (jogo-treino)

Elenco experiente para a temporada
O grupo alviazul conta com 25 atletas para a competição. Entre idas e vindas, os jogadores se alternaram na composição do time que deve iniciar a partida contra o São José – e seguir o restante do campeonato. A contratação mais recente foi a do volante Fabrício Lusa, de 27 anos, que é natural de Caxias do Sul e tem formação no Juventude, com passagens por Veranópolis, Linense e AC Kajaani (Finlândia), seu último clube. Confira o plantel completo do Esportivo:

Goleiros: Renan Brito Soares; Jonatas Cunegatto; Tiago Kuhn Wiest e Bruno de Lima Quadros.
Zagueiros: Cleiton Sulzbacher da Silva; Rudigullithi da Silva Henrique; Luís Eduardo Gomes Pinto e Edson Borges.
Laterais: Igor Bosel Dias (lateral-direito); Rômulo Rafael da Silva (lateral-esquerdo); Vinícius Bueno Bovi (lateral-direito) e Everton Cordova Correa (Xaro) (lateral-esquerdo).
Meio-campistas: Lucas Almeida Vergilio (Lucas Hulk); Robert Willian de Souza Ribeiro; Diogo de Lima Barcellos; Cezar Washington Alves Portela; José Tadeu Martins Júnior (Juninho Tardelli); Nathan Netto Dutra e Fabrício Lusa.
Atacantes: Flavio Torres Ribeiro; Gustavo Gonçalves Castro (Gustavo Sapeka); Marcos Assis de Santana (Marcão); Antônio Marcos de Oliveira Junior (Tony Júnior); Emerson Rodrigues Brito e Mauricio Caprini Pinto.
Comissão técnica: Técnico: Carlos Moraes; Preparador físico: Gustavo Corrêa; Auxiliares técnicos: Everson Aguiar e Márcio Ebert; Preparador de goleiros: Diego Quadros.

O calendário do Esportivo no Gauchão 2020

O Campeonato Gaúcho 2020 apresentará nova fórmula de disputa. As 12 equipes foram divididas em dois grupos, A e B, se enfrentando dentro e fora das chaves, em turno e returno. No primeiro turno, os times se enfrentam dentro de seus grupos. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as semifinais e finais, em jogo único.

No segundo turno, as equipes do Grupo A enfrentam as do Grupo B, novamente com semifinais e finais. Os dois campeões de cada turno fazem a grande final do Gauchão, em jogos de ida e volta – caso um time conquiste os dois turnos, será declarado campeão. Já os dois últimos colocados na classificação geral do campeonato são rebaixados para a Divisão de Acesso em 2021.

O Esportivo pertence ao Grupo B, ao lado de Grêmio, Aimoré, Brasil-Pel, Caxias e São José. O Grupo A é composto por Internacional, Juventude, Novo Hamburgo, Pelotas, São Luiz e Ypiranga. Confira a tabela do 1º turno (sujeita a alterações promovidas pela FGF):

23/01: Esportivo x São José (em Porto Alegre)
26/01 Esportivo x Aimoré (em Bento Gonçalves)
29/01: Esportivo x Brasil de Pelotas (em Pelotas)
02/02: Esportivo x Grêmio (em Porto Alegre)
09/02: Esportivo x Caxias (em Bento Gonçalves)

Facilidades para a torcida alviazul

Os torcedores do Esportivo terão pelo menos cinco oportunidades de acompanhar o alviazul em Bento Gonçalves. As partidas em casa serão contra Aimoré, Caxias, São Luiz, Pelotas e Internacional, válidas pela fase de grupos.

Para esses jogos, a direção do clube alinhou a base de preços para os ingressos: R$ 40 para quem optar pelas arquibancadas e R$ 100 ao público que assistir às partidas nas cadeiras do Montanha dos Vinhedos. Os sócios do Esportivo têm entrada franca para todos os jogos. Saiba sobre como se associar pelo site www.esportivobento.areadosocio.com.br/#/adesao/planos.

Saiba mais sobre a estreia:
O quê: Esportivo x São José, válido pela 1ª rodada do Campeonato Gaúcho 2020
Quando: quinta-feira, dia 23
Horário: 20h
Onde: Estádio Francisco Novelletto Neto

 

Fonte: Exata Comunicação

Foto: Enio Bianchetti