Especialistas abordam a Reforma Trabalhista em evento no Sitracom/BG

palestra (5)

O Sitracom/BG (Sindicato dos Trabalhadores na Construção e no Mobiliário de Bento Gonçalves), novamente promoveu um encontro para discutir a Reforma Trabalhista, que entra em vigor dia 11 de novembro.

Sindicalistas, contadores, advogados, representantes de entidades, acompanharam nesta segunda-feira, 30, as palestras de André Luis dos Santos, analista político do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), e de Zilmara David de Alencar – Assessora Jurídica da CONTRICOM (Confederação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário).

De acordo com o presidente do Sitracom/BG, Itajiba Soares Lopes, são vários pontos da Reforma que ainda preocupam. “O trabalho intermitente, a gestante trabalhar em local insalubre, o autônomo exclusivo e as próprias rescisões de contrato sem a participação dos Sindicatos”, lembrou.

Para Zilmara a mensagem que tem sido repassada aos trabalhadores diante da Reforma, é de partir para o contra-ataque. “Isto vai se dar com a capacitação dos dirigentes sindicais, para proteger a classe trabalhadora. Dentro de um cenário ainda mais específico, o foco é idealizar ações que venham fortalecer os trabalhadores em uma possível precarização de seus direitos”, afirmou.

André Luis dos Santos, analista do DIAP, descarta qualquer tipo de tentativa de prorrogação da reforma. “Não há dispositivo para isto e o abaixo assinado do movimento Sindical é de revogação da Lei. Há intenção do Movimento Sindical em apresentar um projeto de lei para revogar a Reforma Trabalhista. Estão sendo colhidas assinaturas no Brasil inteiro, deve ser apresentado este apanhado de assinaturas”, salientou.

Quem chegou a apresentar proposta de revogar (tornar sem efeito, cancelar) a Lei 13.467 de 13 de julho de 2017, foi o senador Paulo Paim (PT).  Em sua justificativa, o senador afirmou que a nova lei tem vários dispositivos inconstitucionais, que desumanizam a relação entre empregado e empregador.

As palestras da segunda-feira integraram novamente as ações dos 40 anos do Sitracom.

 

Fonte: Felipe Machado – Central de Jornalismo da Difusora

Fotos: Giovani Nunes