ESF do bairro Municipal passa a contar com farmácia completa em Bento

A Administração Municipal tem como uma de suas prioridades, a saúde de qualidade para todos os cidadãos. Buscando atender as demandas da comunidade, facilitando o acesso a medicamentos, a Secretaria Municipal da Saúde, dentro da Estratégia de Atenção Farmacêutica colocou a disposição da ESF do bairro Municipal, a farmácia completa, com medicamentos de uso contínuo, controlados e antibióticos. Com esta última, totalizam seis farmácias completas, PA Zona Sul, PA Zona Norte, Unidade Central, ESF Licorsul, ESF Conceição e Tancredo.

De acordo com informações da Secretaria, no primeiro quadrimestre foram cerca de 9 milhões de unidades de medicamento distribuídas, para cerca de 33 mil pacientes. O que totaliza R$ 970.972,93 investidos. Atualmente 95% dos medicamentos estão disponíveis na rede de farmácias, os outros estão em atraso de entrega de fornecedores.

A implantação deste novo sistema garante melhor gestão do estoque dos medicamentos, controle do que o paciente está utilizando (principalmente medicamentos de uso controlado e antibióticos); controle de validades, o que resulta em economia e evita desperdícios; a farmacêutica organiza a elaboração de protocolos de uso dos novos medicamentos (o que restringe o uso de alguns medicamentos de alto valor, onde só devem ser utilizados em situações específicas, evitando o uso desnecessário).

Além disso, evita que a população tenha que se deslocar para buscar o medicamento. Nesta segunda-feira, 08, o Prefeito e Secretário de Saúde, Guilherme Pasin, juntamente com o adjunto Gilberto Junior estiveram visitando o local. “Estamos conseguindo aproximar os atendimentos da saúde do cidadão, evitando que o mesmo tenha que se deslocar até uma farmácia distante, esta é uma das nossas prioridades”, disse.

O atendimento na Farmácia será realizado no turno da tarde, das 13h às 17h.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: João Pedrassani