Escolas estaduais de Bento devem passar por melhorias

educandario

O segundo semestre da rede estadual de ensino da região deve ser  marcado pelo início de reformas em escolas. No total, na área de abrangência da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), são 15 educandários beneficiados com os recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desevolvimento (Bird), destes , quatro estão localizados em Bento Gonçalves. Devem passar por melhorias, na Capital do Vinho, a escola Comendador Carlos Dreher Neto, Cecília Meirelles, Visconde de Bom Retiro e o Mestre Santa Bárbara.

Um levantamento das demandas mais prioritárias dessas escolas deve ser realizado, para que, posteriormente seja realizava uma vistoria em cada uma das instituições. O objetivo é que o recurso seja aproveitado da melhor maneira possível, de acordo com a coordenadora-adjunta e administrativa da 16ª CRE, Margarete Tomasini. “Temos que esperar a agenda dos engenheiros que vão fazer a vistoria em cada escola , porque tem que ter o acompanhamento de um engenheiro naquilo que a escola pretende fazer, é uma exigência que a gente tem”, explica.

Após a entrada do recurso, é necessário que seja cumprido um prazo de 180 dias até o início das obras. Para as reformas, foi levado em consideração o critério de quem havia solicitado a necessidade de reforma. Neste momento, o trabalho está voltado à organização da comissão de licitação para poder começar a pesquisa de preço junto às empresas para que sejam feitas as obras.

Outro ponto que segue também na rede estadual está relacionado ao Plano de Prevenção de Incêndios (PPCIs) nas instituições. As escolas que não estão com todos os critérios contemplados têm o mínimo do que se exige para a segurança, de acordo com a coordenadora-adjunta. A 16ª CRE recebe uma planilha do estado com as escolas para que seja realizado, posteriormente esse levantamento de cada instituição.

“Nós temos várias planilhas em andamento, várias escolas já foram vistoriadas e já tem seu projeto para um passo depois vir esse recurso para colocar esses PPCIs em dia. Agora, estamos nessa fase.  A secretaria está enviando pessoal para fazer  para fazer o projeto de PPCI de cada escola”, afirma. O retorno das aulas na maioria das escolas estaduais da região ocorre nesta terça-feira, dia 1º.