Escola desenvolve projeto pedagógico sobre cuidado com animais em Bento

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Agostino Brun está desenvolvendo neste ano o projeto pedagógico “Ligue-se ao que importa: A escola como fio condutor para o que faz bem”. A temática tem por objetivos estimular os alunos a se apropriarem do conhecimento escolar para resolver situações-problemas do dia a dia e da vida em sociedade, além de refletirem sobre a sua importância na vida do outro e suas responsabilidades diante do mundo.

Neste contexto, os alunos foram desafiados a refletir sobre as questões relacionadas à Posse Responsável de Animais Domésticos, visando à conscientização da comunidade escolar sobre os cuidados e responsabilidades que devemos ter a partir do momento que optamos por ter um animal de estimação.

A culminância das atividades voltadas ao tema ocorreu no último sábado, 15, momento em que os pais e alunos participaram de uma palestra com a veterinária da Secretaria de Saúde Analiz Zattera, que alertou a todos sobre os cuidados com animais de estimação.

Na sequência, os alunos de 9º ano apresentaram os resultados da pesquisa realizada na comunidade do bairro Imigrante; já os alunos de 7º ano apresentaram uma peça teatral, demonstrando algumas situações que ocorrem com animais de estimação; os alunos de 3º e 7º anos apresentaram a música “Bicharada”; e, por fim, os do 8º ano entregaram um folder pedagógico. Para finalizar as atividades, os presentes foram convidados a apreciar a exposição de trabalhos.

As ações desenvolvidas em torno do tema receberam suporte pedagógico do Programa Posse Responsável de Animais de Estimação, desenvolvido pelo setor de Vigilância Ambiental, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com as secretarias de Educação, de Meio Ambiente, de Turismo e Gabinete da Primeira-Dama.

Esteve presente nas atividades a primeira-dama, Cynthia Pasin, a assessora Pedagógica Adriana Poletto Razia, a veterinária Analiz Zattera e os mascotes do Programa o cachorro Bobibento e a Gata Bentomima