Escola Alfredo Aveline celebra 78 anos de história em Bento Gonçalves

A Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline, que fica localizada no bairro Borgo, em Bento Gonçalves, comemorou nesta sexta-feira, dia 6 de março, 78 anos de história. Durante todo o dia, uma série de atividades foram realizadas pelos alunos, acompanhados pelos professores, direção e colaboradores.

Na parte da manhã, por exemplo, a reportagem da Rádio Difusora acompanhou a manifestação do diretor da instituição de ensino, Márcio Pilotti, que relembrou parte da trajetória da escola e destacou os projetos e conquistas recentes.

Atualmente contamos com quase 900 alunos, divididos em 35 turmas. São cerca de 80 profissionais de apoio entre monitores, funcionários e professores, com um CPM, um Conselho Escolar e um Grêmio Estudantil atuantes, pois precisamos da colaboração da comunidade para fazer com que o Alfredo seja hoje, como é, referência no município, com índices do Ideb  sempre muito altos, com destaque em premiações de várias categorias, em prêmios nacionais e internacionais. Muitos passaram por aqui, vários foram alunos Aveline e hoje são profissionais de sucesso. Então, 78 anos de história faz com que o Alfredo Aveline seja essa escola acolhedora, seja essa escola referência no município“, pontua.

Logo após o ato, os alunos, professores, direção e colaboradores, entoaram o Hino Nacional Brasileiro, o Hino da Escola Alfredo Aveline e o tão esperado Parabéns. Na sequência, professores do Centro de Ensino Musical MusiKando, realizaram uma apresentação.

Relembre o histórico da escola:

Inicialmente chamava-se 13ª Aula Municipal Campos Sales tendo sido criada no dia 6 de março de 1942 com o objetivo de levar a educação na zona rural do município. Estava localizada ao lado da atual Igreja Nossa Senhora do Carmo, funcionando num prédio de madeira, com uma única sala de aula, atendendo de 1ª a 4ª séries, num total de 59 alunos.

No dia 28 de outubro de 1961, o prefeito de Bento Gonçalves Achyles Mincarone, através do decreto municipal nº 91, trocou a denominação da escola para Alfredo Aveline em homenagem ao educador que iniciou a sua carreira de magistério em Bento Gonçalves. No dia 13 de janeiro de 1978 a escola obteve o Decreto de Criação sob o número 946.

No período de 1990 a 1994, a escola atendia ainda a dois anexos: um localizado na Linha Ferri e outro nas dependências do salão da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Cohab II. O crescimento da escola sempre esteve ligado ao desenvolvimento do bairro. À medida que o bairro crescia, a comunidade sentia a necessidade da ampliação da escola. Por esse motivo a instituição foi transferida pela administração municipal para o atual local no ano de 1980.

Em 1989, inicia a ampliação, transformando-se em 1991, em Escola Municipal de 1º e 2º Graus Alfredo Aveline.

Em 19 de fevereiro de 1992 foi autorizado o Funcionamento do Ensino de 2º Grau sobre a portaria de nº 249.

Em fins de 1999, conforme Decreto de Designação nº 5 .014, passa a denominar-se Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline.

Atualmente, atende no diurno, alunos de Educação Infantil (Jardim A e B), Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio (1ª a 3ª série), proporcionando a igualdade de condições para o acesso e permanência do aluno, favorecendo a aprendizagem, o ensino, a pesquisa e a divulgação da cultura do pensamento, da arte e do saber, através de projetos interdisciplinares, primando por uma educação inclusiva e de excelência.

Destaca-se o “Projeto Ser Mais Aveline” que integra a Proposta Pedagógica da Escola, com o intuito de contribuir na formação dos alunos, oferecendo condições para o seu desenvolvimento nas diferentes áreas de conhecimento, proporcionando a aprendizagem com responsabilidade social, dentro de uma visão ecológica de sustentabilidade e de cidadania.

Airton Ferreira/Central de Jornalismo da Rádio Difusora

Veja imagens de algumas atividades:

Execução do Hino da Escola

Momento do Parabéns

Parte da apresentação do Centro de Ensino Musical MusiKando

Confraternização final