Encontro pauta Legislação para Comercialização de Produtos de origem animal e vegetal em Bento

Vigi

Cerca de 55 agricultores familiares e feirantes participaram de uma reunião, promovida pela Secretaria de Agricultura junto à Vigilância Sanitária, na manhã desta quarta-feira, 5. O encontro pautou a Legislação para Comercialização de Produtos de origem animal e vegetal.

A reunião, ministrada pelo fiscal sanitário da Secretaria de Saúde e coordenador do setor, Rafael Vieira, e pelo médico veterinário e coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Cristiano Sebalch da Silva, debateu ainda assuntos referentes a boas práticas de higiene no manuseio dos alimentos, produtos sem procedência e/ou clandestinos, entre outros.

“Todo produto elaborado deve possui registro ou rótulo do órgão fiscalizador competente.”, explica Vieira. O SIM é responsável por aqueles comercializados em Bento Gonçalves, já a Coordenadoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (CISPOA) é encarregada pelos vendidos no Estado, e por sua vez, o Serviço de Inspeção Federal (SIF) a nível federal

No dia 2 de agosto, os agricultores serão contemplados com um Treinamento em Boas Práticas gratuito.

Mundialmente
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), morrem anualmente 1,8 milhões de pessoas como consequência de enfermidades diarréicas, que em sua maioria são causadas por ingestão de água contaminada ou alimentos contaminados por microorganismos perigosos ou substâncias tóxicas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social
Foto: Franciele Gonçalves