Encerrado o II Congresso Estadual de Cultura em Bento

Encerrou nesta sexta-feira, dia 11, o II Congresso Estadual de Cultura realizado em Bento Gonçalves. O evento faz parte programação dos 50 anos do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul e ocorreu nas dependências da Casa das Artes e do Dall”Onder Grande Hotel.

O congresso abriu na quarta-feira, dia 9, com a apresentação da Orquestra do instituto Tarcísio Michelon e a palestra “A Cultura que Foi e que Será”, ministrada pelo ex-secretário de estado da Cultura Carlos Jorge Appel.

De lá pra cá foram inúmeras atividades desde palestras, painéis, reuniões e interações entre os participantes para debater vários aspectos que compõem a Cultura como: gestão, sistema de financiamento, produção artística, criação e preservação do patrimônio material e imaterial, democratização de acesso e participação social no legislativo, conselhos municipais e comunidade. Entre os painéis estiveram a “Democratização no Acesso a Cultura”, Da Revolução à Inconstitucionalidade” “O Financiamento e suas perspectivas”.20180511_091555

Uma das últimas atividades foi o debate “Os Desafios da Gestão na Cultura”, onde a mesa foi formada pela prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, o secretário de Estado de Cultura, Vitor Hugo Alves, o secretário de Cultura de Bento Gonçalves, Evandro Soares e o jornalista e divulgador cultural André Machado. Passaram pelos dois dias de evento promotores públicos, gestores, produtores artísticos, jornalistas, artistas, intelectuais, políticos e integrantes dos colegiados.