Encaminhada nova referência para cirurgias de alta complexidade em traumatologia e ortopedia na região

Uma comitiva liderada pelo prefeito de Bento Gonçalves e presidente da Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste), Guilherme Pasin, com cerca de 20 gestores da região, esteve em agenda na tarde desta segunda-feira, 29, com a secretária de saúde do Estado, Arita Bergmann. A principal pauta foi o impasse que envolve as cirurgias de média e alta complexidade em traumatologia e ortopedia para os 49 municípios.

Diante de não conseguir atender a demanda de mais de 3 mil pessoas na fila de espera dos procedimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o Hospital Pompéia, de Caxias do Sul, já confirmou o interesse em não mais ser referenciamento para a região. Recentemente o Hospital Virvi Ramos, da cidade, passou a oferecer 26 cirurgias de pé, joelho, punho e ombro por mês, via convênio com o Município.

Em uma busca por resolver o problema, de acordo com o prefeito Pasin, foi possível decidir por “um novo hospital referência. Teremos a divisão da nossa região, uma parte sendo referenciada em Passo Fundo e outra parte em Farroupilha”. As cidades da área do Basalto (região de Veranópolis) estão viabilizando os atendimentos via Hospital São Vicente de Paulo, enquanto os demais municípios, no Hospital São Carlos, em Farroupilha.

Um dos fatos novos é uma espécie de compactuação, onde cidades de maior proporção de habitantes deverão ter mais cirurgias a disposição, conforme os recursos. Em eventuais necessidades, as Prefeituras poderão auxiliar financeiramente para aquisição de mais procedimentos.

A oficialização deverá acontecer no dia 8 de maio, para formalização que poderá culminar que o destrave da espera na região da Serra.

Participaram do encontro, representantes dos municípios de Vila Flores, São Jorge, Monte Belo do Sul, Fagundes Varela, Cotiporã, Nova Araçá, Antônio Prado, Coronel Pilar, Paraí, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Farroupilha, Veranópolis e Garibaldi.

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora