Empregabilidade na Serra apresenta saldo positivo

Aproximando - Priscila Boeira (1)

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), apesar do desemprego ainda ser alto, os primeiros quatro meses de 2018 foram mais positivos que o mesmo período de 2017. Garibaldi registou um saldo de 323 vagas; Carlos Barbosa 195 e Bento Gonçalves, 858. A microrregião contabiliza 6.172 postos de trabalho. A diferença entre desligamentos e admissões foi divulgada pelo diretor acadêmico da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Fernando Ben, na 5ª edição do Café da Manhã Aproximando – Encontros de Relacionamento Apeme.

O evento reuniu cerca de 50 pessoas na quinta-feira, 3 de maio, no auditório da Associação de Pequenas e Médias Empresas (Apeme), em Garibaldi. O doutor em Engenharia de Produção e especialista em Contabilidade Gerencial e Finanças defendeu a importância do planejamento orçamentário das empresas. “Se o cliente estiver saudável, minha empresa vai continuar vendendo para ele. Por isso é importante oferecer mais, pensando em manter a relação de confiança”, disse Ben.

Em 2017, Garibaldi fechou o ano com 104 empregos a menos em relação a 2016. Na microrregião, a queda foi de 506 postos de trabalho. O Rio Grande do Sul teve redução de 12.369 vagas e o Brasil entrou em 2018 com menos 123.429 mil empregos.

“Se eu não tenho um plano, estou trabalhando para o plano de alguém”, disse o diretor acadêmico. Segundo Ben, quando não é feita uma gestão de custos assertiva, a empresa pode cobrar valores que não condizem com a realidade, podendo prejudicar margens de lucro, volume de vendas ou o andamento geral do negócio. O preço final de um serviço prestado ou produto vendido depende do quanto é investido para que ele exista, bem como é influenciado pelos gastos empregados na estrutura da empresa. O resultado da má gestão acarreta em fechamento e demissões.

O Café da Manhã Aproximando reforçou sua identidade de oportunizar novos contatos entre profissionais de diferentes áreas. Os participantes puderam interagir, trocar cartões e criar ideias para planejamento e estratégia.

A realização do evento foi da Apeme, em parceria com a UCS, com patrocínio da Branvo E-commerce e Lazzari Instalações.

Fotos: Priscila Boeira