EMEF Vânia Medeiros Mincarone lança livro “Pequenos escritores – grandes histórias”

A EMEF Professora Vânia Medeiros Mincarone celebrou o lançamento do livro “Pequenos escritores – grandes histórias”, que reúne produções dos alunos das duas turmas de segundo ano da escola. Ao longo do ano, cada estudante se dedicou a ler, escrever, revisar, qualificar o seu texto e ilustrá-lo, para que o trabalho fosse acolhido na obra.

O projeto buscou levar os estudantes a aprenderem que, seja por prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação. Nesse sentido, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, a leitura aprimora a escrita.

Bonitas surpresas permearam o evento. Aos patrocinadores, coube um agradecimento especial, uma vez que seu gesto ensinou às crianças o real sentido da palavra solidariedade. E, mais do que isso, mobilizou as crianças a recolherem as tampinhas para doar para a Associação Integrada do Desenvolvimento do Down e também a realizarem uma campanha de arrecadação de detergente e gelatina para doar ao Lar do Ancião. O resultado das campanhas, que se estenderam a toda a escola, foi entregue aos representantes das entidades beneficiadas, em um momento de muita gratidão e sensibilidade.

Na sequência, cada pequeno escritor recebeu seu exemplar do livro e o compartilhou com seus familiares, em meio a abraços cheios de alegria e emoção. As crianças e seus familiares também foram presenteados com uma muda de pitangueira, para acompanhar o seu crescimento, que simboliza também o amadurecimento e a aprendizagem progressiva dos alunos.

Os manuscritos e ilustrações das histórias escritas pelas crianças foram guardados em uma cápsula do tempo, entregue aos cuidados do diretor Américo Perinetto e da diretora eleita Tania Marin da Cunha. A cápsula será enterrada no jardim da escola e deverá ser aberta no ano de 2026, quando esses pequenos escritores estiverem no 9° ano.

O momento representou o fechamento de um percurso significativo de aprendizagens e teve sabor de conquista. Em seu desfecho, os pais homenagearam as professoras que orientaram, acompanharam e organizaram a produção, Fabiane Gasparetto e Caroline de Paula Borges. Após a sessão de autógrafos, a confraternização das famílias encerrou o evento.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento