EMEF Madre Felicidade tem primeira cooperativa escolar de Garibaldi

Conhecimentos sobre cooperação, liderança, empreendedorismo, cidadania e educação financeira estão ainda mais presentes no dia a dia de estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Felicidade.

Um grupo de 20 alunos integra a CEMAF – Cooperativa Escolar Madre Felicidade, cuja cerimônia de fundação e constituição foi realizada na última quinta-feira, dia 28, nas dependências da escola.

Os integrantes apresentaram o estatuto e colocaram à aprovação de todos os associados. A cooperativa conta com a coordenação da professora Roberta Soccol e tem apoio da Sicredi Serrana, Cooperativa Vinícola Garibaldi e Marini Coop. As ações serão no turno inverso às aulas e o próximo passo será a definição do objeto de conhecimento, ou seja, o que será produzido e comercializado pela cooperativa.

A diretora da escola, Vanessa Morelatto Hack, agradeceu a todos que acreditaram que a escola poderia plantar esta semente, que já está dando frutos. “É um orgulho sermos os pioneiros no município e ao mesmo tempo é uma grande responsabilidade. Mas é muito importante lembrar que são os associados que são protagonistas nessa aprendizagem”, afirmou ela.

Por ser a primeira a ser fundada no município, a manutenção de uma cooperativa escolar é um desafio para toda a comunidade, segundo a secretária municipal de Educação, Simone Rosanelli Chies. “Somos um país incipiente no cooperativismo, mas mais do que competir, temos que aprender a cooperar”, avaliou a secretária, que lembrou ainda o trabalho da escola ao longo do ano para chegar à fundação, como a recepção a cooperativas argentinas em outubro.

O prefeito Antonio Cettolin destacou a importância da parceria com cooperativas presentes no município. “Que este seja apenas o primeiro projeto e que sirva de incentivo para outras escolas”, finalizou.

Fotos: Cristiane Carrer

Fonte: Prefeitura de Garibaldi