Embrapa faz debates e demonstrações no Tecnovitis 2019

A Embrapa Uva e Vinho, o MAPA (Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento) e Emater RS estiveram discutindo na quarta-feira, 04, sobre o tema rastreabilidade e segurança do alimento na feira de tecnologia de viticultura, Tecnovitis 2019. O local foi o auditório do Complexo Villa Michelon sendo mediado pelo pesquisador e Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, Marcos Botton.

Helena Pan Rugeri, auditora fiscal agropecuária do MAPA, Chefe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SIPOV-RS) apresentou as novidades em termos de legislação agropecuária para rastreabilidade e a segurança dos alimentos, incluindo a nova normativa de qualidade visual para frutas e hortaliças. Ênio Todeschini, engenheiro agrônomo da Emater/RS, escritório de Caxias do Sul, falou sobre as políticas públicas e adoção de boas práticas agrícolas apresentando casos de sucesso liderados pela Empresa nas diferentes cadeias produtivas. Samar Velho da Silveira, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho abordou as características da produção integrada de uvas para processamento, demonstrando como esse sistema de produção atende às normas de rastreabilidade e segurança do alimento na produção de uva para processamento. Os três debatedores tiveram abordagem complementar.

Após as palestras foi realizada a entrega dos certificados dos produtores que concluíram o Programa de Alimento Seguro Uva para Processamento – PAS Uva programa organizado em conjunto pelo Ibravin, Sebrae, Senar, Senai e Embrapa Uva e Vinho.

A Embrapa Uva e Vinho participa da Tecnovitis com estande em conjunto com o Instituto Federal de Bento Gonçalves e a Emater, RS e apresentando tecnologias, como o suquificador e demonstrações práticas, como a enxertia verde.

Na quinta feira (5/12) continuaram as palestras com o tema Tecnologia no cultivo da videira sendo a participação do pesquisador Joelsio Lazzarotto intitulada “A colheita mecanizada de uvas em sistema de latada pode representar uma alternativa viável?” .

A feira TECNOVITIS compreende a apresentação de técnicas, equipamentos e produtos ligados à viticultura, reunindo produtores, fornecedores e profissionais da cadeia produtiva da uva e vai até o dia 06/12, com público previsto de 15 mil visitantes.

Serviço
O quê: 3ª Edição da Tecnovitis – Feira de Tecnologia para viticultura
Quando: De 04 e 06 de dezembro 2019
Onde: Comunidade 8 da Graciema e Complexo Villa Michelon – Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves-RS (RS 444 – Km 18,9, Estrada do Vinho, s/n)
Programação: Clique aqui.
Mais informações: Clique aqui.
Realização e promoção: Sindicato Rural da Serra Gaúcha
** O evento é gratuito e não requer cadastro antecipado.**

 

Fonte: Embrapa Uva e Vinho

Foto: Mª Francisca Canovas de Moura