Em pouco mais de 24h, mais um caso de bebê engasgado é atendido pela BM em Bento

Um dos principais casos de acidentes envolvendo recém-nascidos voltou a ser alvo de atendimento por parte da Brigada Militar (BM) em Bento Gonçalves, no final da madrugada deste domingo, 15.

Por volta das 5h, o Centro Integrado de Operações da Brigada Militar (CIOP) recebeu um pedido de socorro dos pais do pequeno Caleb, de apenas oito dias, que estava se engasgando com leite materno no Bairro Vila Nova.

Imediatamente os policiais, Sd Jardim e Sd Seger, se deslocaram até a residência da criança e realizaram os procedimentos de primeiros socorros (Manobra de Heimlich), obtendo êxito no salvamento do bebê, que após foi conduzido ao Hospital Tacchini para atendimento complementar.

Na última sexta-feira, 13, outro recém-nascido, de apenas 19 dias, também foi salvo de engasgamento por uma guarnição da Brigada Militar, desta vez no Bairro Santa Helena.

MANOBRA DE HEIMLICH
Colocar o bebê de bruços, deitado em cima do antebraço e com a cabeça virada para baixo. Então, com bebê com as costas retas e, segurando com firmeza, dar cinco tapas no meio das costas e entre os ombros, não muito fortes, mas com impacto suficiente para que o objeto saia.
Se o engasgo persistir, o bebê deve ser virado de barriga para cima, sob o outro antebraço, pressionando cinco vezes com os dois dedos indicadores no meio do peito do bebê, entre os dois mamilos. Caso chore, vomite ou tussa é sinal que conseguiu desengasgar. Se continuar engasgado, repetir desde o início o procedimento até que o bebê desengasgue.

Fonte: 3º BPAT
Foto: Divulgação 3º BPAT

(RM)