Em dez dias, estrutura temporária do Tacchini atende 161 pessoas com sintomas respiratórios

No dia 21 de março entrou em funcionamento uma estrutura temporária erguida em frente ao Pronto Socorro do Hospital Tacchini. Criada com a missão de atender com mais agilidade e segurança os associados Tacchimed que chegam à instituição com sintomas respiratórios condizentes aos casos confirmados de COVID-19. Em 10 dias de trabalho, foram contabilizados 161 atendimentos.

A maioria dos casos foram considerados leves e as pessoas foram orientadas a retornar ao isolamento domiciliar, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Os quadros que apresentaram qualquer fator de risco durante a avaliação da equipe médica foram encaminhados diretamente ao quarto, onde passaram a receber os cuidados necessários.

COMO FUNCIONA

No novo modelo, chamado de Fast Track, um enfermeiro fica posicionado em frente à estrutura recebendo os pacientes. Os casos sem sintomas respiratórios são encaminhados para o Pronto Socorro, já aqueles que apresentarem febre, tosse, coriza e/ou falta de ar recebem uma máscara e são encaminhados para a nova estrutura.

Do lado de dentro, o primeiro passo do paciente é uma triagem resumida, com medição de frequência cardíaca, frequência respiratória, saturação e temperatura. Simultaneamente é aberto o boletim de atendimento. Em seguida, ele é encaminhado a um dos 4 consultórios (3 adultos e 1 pediátrico) montados na mesma estrutura, onde é realizada a avaliação e o encaminhamento para isolamento domiciliar ou internação.

ATENDIMENTO AOS ASSOCIADOS TACCHIMED

Cabe ressaltar que a estrutura foi montada para receber pacientes nos mesmos moldes do Pronto Socorro. Ou seja, o atendimento é realizado preferencialmente para associados do plano de saúde Tacchimed, recebendo pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS) apenas em caso de urgência.

A porta de entrada para pacientes SUS com sintomas respiratórios é o ambulatório de campanha, localizado junto à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, no bairro Botafogo.

ANTES DE IR AO HOSPITAL, LIGUE

O sistema de saúde está organizado para oferecer orientações por telefone. Portanto, antes de comparecer o Pronto Socorro, os pacientes do SUS devem buscar orientações pelo (54) 3055-7017/ 3055-7029 e WhatsApp pelo (54) 99267-1675. Já os que possuem plano de saúde Tacchimed têm à disposição o (54) 3455 4333 ou o WhatsApp (54) 9.9256 1756.

O atendimento remoto é tão eficiente e ágil quanto o atendimento presencial. A diferença é que você não precisa sair da quarentena para realizar sua consulta. Além disso, ajuda a manter o Pronto Socorro livre para receber casos de maior gravidade ou urgência.

 

Fonte: Hospital Tacchini