“EducArte – Festival Estudantil de Arte” reúne mais de 250 alunos de Bento

IMG_2542

Segunda, dia 5, e terça, 6, foram duas noites de intensa movimentação na Fundação Casa das Artes, com a realização do “EducArte – Festival Estudantil de Arte”, que reuniu mais de 250 estudantes. O principal objetivo foi o incentivo pela arte, música, dança e teatro, com diversas apresentações. O projeto em julho deste ano ficou em terceiro lugar na 2º edição do Prêmio de Boas Práticas na Gestão Pública Municipal da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

O Festival iniciou seus trabalhos em agosto com a primeira etapa onde as escolas encaminharam as fichas de inscrição. Após, cada educandário organizou seu festival estudantil, onde a Secretaria da Cultura disponibilizou 15 artistas locais para apoiar os alunos na produção dos seus trabalhos. Os artistas foram às escolas para contribuir com seus conhecimentos técnicos como iluminação, direção, atuação, marcação de cena, orientações, dentro de cada segmento. Posteriormente, a comissão julgadora selecionou os destaques.

Para o secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares a arte expande a percepção de mundo. “A arte como um todo precisa ser incentivada desde os primeiros anos de vida até a formação integral do ser humano. E é isso o que fruímos nas duas noites: uma extensão dos conhecimentos e experiências ensinadas em sala de aula”.

Aproximadamente 700 alunos de 14 escolas estaduais e municipais se envolveram no Festival, sendo 250 selecionados para as duas noites. O corpo de jurados foi composto por duas representantes da SMED, Luciane Sberse e Marli Marangoni Tasca, e um representante da SECULT, Cristian Bernich.

 

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Prefeitura