Educação de Bento projeta entrega de duas novas Escolas para baixar déficit de vagas

O último dado oficial divulgado pela Secretaria Municipal de Educação de Bento Gonçalves, sobre o déficit de vagas, aponta o número de 458. Com idas e vindas de famílias, o índice chega a apresentar variação e ainda é um desafio para a Prefeitura.

Em entrevista para a Rádio Difusora 890, a secretária Iraci Luchese Vasques, salientou que a compra de vagas tem sido uma alternativa encontrada.

“Aumentamos a compra para 400 e estamos buscando a possibilidade de chegar a 500”, disse. O problema já foi maior, com 800 estudantes aguardando vagas em escolas do Município. Com a inauguração da Escola Municipal Infantil Recanto Alvi-Azul, ainda em 2014, no bairro São João, e a Escola Municipal de Educação Infantil Feliz da Vida, no bairro Borgo, que recebeu melhorias até sua entrega em 2014, um novo fôlego ocorreu.

Atualmente está em fase de licitação para o mobiliário e com 60% praticamente prontas, as obras de duas novas Escolas para 120 crianças cada uma delas, nos Loteamentos Santa Fé e Bertolini. “A projeção é entregar até o final do ano para crianças de 0 a 3 anos”, reforçou Iraci.

Lista de espera na Educação Infantil

Tramitou na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves, e teve o pedido de rejeição, o Projeto de Lei Ordinária com o objetivo da Prefeitura divulgar  em seu site a lista de espera para vagas nas escolas municipais de educação infantil.

De acordo com a secretária, a preocupação seria a “exposição destes nomes, expondo famílias. Temos um controle na Secretaria que está a disposição dos vereadores”, destacou.

O município possui um total de 9.990 alunos matriculados na rede municipal de educação. Destes, 6.144 no ensino fundamental, médio e especial e 2.386 crianças na educação infantil.

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora