E-commerce é tema de palestra em Bento

movergs

O mercado do E-Commerce Brasil foi o tema de uma palestra promovida pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul – MOVERGS nesta terça-feira no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves – CIC-BG.

A palestrante  Vivianne Vilela, que é Diretora Executiva do E-Commerce Brasil há mais de 5 anos. Ela é responsável na empresa pela curadoria de conteúdo: revista, portal, webinars, e dos eventos em São Paulo e fora do Estado. Administradora, MBA em Gestão de Projetos; Especializações em: gestão de negócios, marketing, atendimento e relacionamento com clientes pela FGV, destacou que as empresas precisam ver a tecnologia como instrumento e não como obstáculo. “O fato é que neste mês de novembro teremos a Black Friday, que é o maior evento de comércio em termos de lucro depois do natal e funciona basicamente online. Se as empresas e corporações se adaptarem a essa realidade, teremos uma grande oportunidade de negócios e fortalecimento da economia”, destacou.

O mercado e-commerce nacional faturou R$ 53,4 bilhões em 2016 e apresentou alta de 11% em relação a 2015, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Espera-se que em 2017, atinja o faturamento de R$ 59,9 bilhões e siga a tendência de consolidação no Brasil.

A expansão das lojas virtuais tem seguido um ritmo de crescimento no país, ao contrário do desempenho das lojas físicas. Esse comportamento do mercado nacional leva as(os) empresárias(os) a investir mais no mundo virtual, para isso é importante estar de olho nas tendências desse mercado.

Diferente do varejo comum, o e-commerce sofre modificações de práticas de maneira mais rápida, devido ao forte vínculo com a tecnologia. Por conta disso, é essencial que os investidores desse nicho estejam sempre de olho nas novidades que o mercado oferece.
A palestrante foi Analista Técnica do Sebrae Nacional por mais de 7 anos liderando projetos nacionais de consultoria e atendimento, presencial ou à distância, para os pequenos negócios. Criou em 2008 o blog Beco com Saída, classificado por 02 anos consecutivos como o segundo melhor blog de empreendedorismo do Brasil, segundo o Prêmio Top Blog. Co-autora do livro – Internet: o encontro de 2 mundos.

Durante o evento ainda foram apresentados dois cases empresariais: Elare – Loja de Móveis, com o empresário Bruno Benini, e Grupo Herval, com o executivo José Agnelo Seger.