Dia é de homenagens a Corpus Christi em Bento

As celebrações de Corpus Christi movimentaram Bento Gonçalves durante esta quinta-feira, dia 15.   As atividades demonstraram a união das comunidades, aliando a espiritualidade, com a criatividade e a tradição. Tapetes de serragem e de donativos foram ganhando forma desde as primeiras horas da manhã e os fieis marcaram presença nas celebrações realizadas durante o dia.

Em frente à igreja de Santo Antônio, os devotos participaram de uma missa campal, e, após isso, demonstraram a fé percorrendo ruas centrais da cidade em procissão. Estes foram momentos, de acordo com o padre Luis Carlos Conci,  de solidariedade, de dedicar a Jesus todo o louvor. “Nós sabemos como é importante a festa do corpo e sangue de Cristo porque ele vai nas ruas, ele que vai abençoando”, explica.

Uma programação semelhante aconteceu na igreja do bairro São Roque. O padre Daniel Zatti lembra que os tradicionais tapetes representam um acolhimento de Jesus Cristo. “Em torno do corpo de Cristo que a igreja se faz igreja, se faz una”, menciona, ao ressaltar que as atividades propiciam o sentimento de unidade das comunidades. As solenidades realizadas durante o dia são avaliadas por ele como uma maneira de gerar um melhor entendimento de que se é uma só igreja.

União que também é mencionada pelo padre Gilmar Marchesini, da paróquia Cristo Rei.  Um momento, conforme ele, que proporciona o sentimento  a presença viva de Jesus em meio à comunidade. “Por outro lado, recorda o compromisso, a solidariedade, a preocupação social que nós devemos ter e a sensibilidade para com nossos irmãos e irmãs que, às vezes, passam por necessidade”, ressalta.

No local, foi sendo confeccionado um tapete solidário com as doações feitas pela comunidade e os devotos lotaram a igreja. Na ação social da paróquia, conforme a coordenação há 160 pessoas cadastradas junto à igreja, que recebem cesta básica, e 50 que são beneficiadas com fraldas geriátricas e pediátricas.