Dia da Arma de Comunicações é comemorado no 6º BCOM em Bento

IMG_6696

Foi realizada na tarde desta sexta-feira, dia 4, no 6º Batalhão de Comunicações (6ºBCOM), Batalhão Presidente Geisel, em Bento Gonçalves, uma solenidade em comemoração ao Dia da Arma das Comunicações, comemorado neste sábado, dia 5.

A solenidade contou com o desfile das tropas do 6º BCOM e 8ª CIACOM, (8ª Companhia de Comunicações), além da banda do 18º Batalhão de Infantaria Motorizada (18º BIM) de Porto Alegre e as presenças de autoridades políticas locais entre elas os prefeitos de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, e Monte Belo do Sul, Adenir Dallé, o secretário de Segurança de Bento, José Paulo Marinho, vereadores Eduardo Viríssimo, Gustavo Sperotto e Valdemir Marini, entre outros.

O comandante do 6º BCOM, coronel Nelson Marinho de Bastos Jr. falou da importância da Arma de Comunicações “a importância é muito grande, ela serve pra interligar todas as forças envolvidas em um combate, ao comando, e com essa ferramenta ele pode comandar suas ações e sincronizar todas as frações no campo de batalha. Hoje é um dia de festas pra nós, estamos celebrando nossa arma, nossa especialidade então é uma alegria para todos nós do batalhão”

Para o comandante da 8ª CIACOM, sediada nas instalações do 6º BCOM, capitão Márcio Wagner Dias Ferreira, a arma de comunicações é fundamental para o funcionamento do exército “ela é a arma do comando, porque ela tem a missão de fazer com que os comandos se comuniquem com os seus subordinados, então ela é essencial. Pra nós a data é muito importante, é a mais importante do ano pra arma de comunicações”.

A data, também, é uma homenagem ao Marechal Cândido Rondon, patrono da Arma das Comunicações. Ele é considerado um dos cinco maiores desbravadores do mundo, responsável pela pacificação de inúmeras tribos indígenas e participante ativo na integração de extensas áreas do território brasileiro. Após a solenidade os presentes foram convidados para um almoço na sede do Club de subtenentes e sargentos.