Dia D promove discussões sobre currículo das escolas e formação de professores

Na sexta-feira (12), ocorre o primeiro Dia D de 2019. A atividade é parte do processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas das redes pública e privada do Rio Grande do Sul. Após a elaboração dos referenciais curriculares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental nos estados em 2018, a ação promove o início da discussão para a construção dos documentos curriculares nos municípios. Outros três encontros irão ocorrer durante o ano.

Na prática, será um momento para debates e organização das escolas, com foco em construir uma nova proposta de currículo a partir da BNCC e o Referencial Curricular Gaúcho. A data não é considerada como letiva e as escolas não receberão alunos na ocasião. Estarão presentes somente equipes diretivas, professores e funcionários. Algumas escolas realizarão o Dia D em outra data, em função do transporte escolar.

“Nossa intenção é tornar o dia 12 um dia de reflexão, estudo e planejamento. É a hora de olhar para dentro da escola, para a formação do professor, e pensar como podemos qualificar a ação docente com vista à melhoria da aprendizagem do aluno”, afirma José Adilson Antunes, diretor do Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação.

Uergs propôs desafio

O encontro será dividido em dois momentos. No primeiro, será realizado um diagnóstico da formação continuada dos professores: sua formação inicial, se atuam em sua disciplina de formação, se tem tempo para estudar dentro do seu regime de trabalho, e se as escolas, as coordenadorias regionais, as secretarias municipais e as mantenedoras privadas programam atividades de formação continuada. Na sequência, em desafio proposto pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), os professores farão uma reflexão em torno do Referencial Curricular Gaúcho.

Todos os materiais referentes ao Dia D e as orientações completas sobre as atividades estarão disponíveis no portal do Referencial Curricular Gaúcho a  partir da quinta-feira (11). Indicações preliminares já foram encaminhadas para as coordenadorias regionais e secretarias municipais, e direcionadas às escolas de cada região. A participação dos professores nas atividades irá ocorrer nos turnos em que normalmente ministram suas aulas.

O Dia D é uma iniciativa do regime de Colaboração estabelecido entre a secretaria da Educação, a União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime/RS) e Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS). Os próximos encontros estão agendados para os meses de junho, agosto e outubro. No entanto, outras ações e atividades serão realizadas pelas instituições de ensino com foco na construção do currículo do território.

Fonte: Secom-RS