Dezessete jovens concluem o Programa Aprendiz Cooperativo do Campo, da Vinícola Aurora

Segunda turma do programa de estímulo a profissionalização e sucessão rural promovido pela cooperativa festejou a conquista na quarta, 24. Inscrições para a quarta turma já estão abertas

Dezessete jovens se formaram na segunda turma do programa Aprendiz Cooperativo do Campo, realizado pela Vinícola Aurora, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande Do Sul (Sescoop/RS). Desde 2017, o projeto capacita jovens de 14 a 24 anos incompletos, associados e filhos de associados da Aurora, para que permaneçam na viticultura, incentivando o cooperativismo e a boa gestão das propriedades.

A cerimônia de colação ocorreu na última quarta-feira (24), na unidade da cooperativa em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha. Além dos formandos e seus familiares, participaram do ato o presidente e o secretário do Conselho Deliberativo da Cooperativa Vinícola Aurora, os viticultores Renê Tonello e Tiago Fronza Frare, colaboradores e o presidente da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais Liberais do Brasil (Cooplib), Ernesto Krug.

“Para nós, é uma alegria muito grande ver estes jovens concluindo o programa. A qualificação é uma maneira de estimularmos e mostrarmos, mais uma vez, a importância da continuidade do trabalho familiar e do cooperativismo, incentivando também o empreendedorismo coletivo”, enfatiza, cheio de orgulho, o presidente da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello, que é associado da cooperativa desde 1980 e também dá continuidade ao trabalho na viticultura iniciado por seu avô.

O Aprendiz Cooperativo do Campo tem como objetivos principais estimular a permanência dos jovens nas atividades do campo, na profissionalização das pequenas e médias propriedades rurais, proporcionar à Aurora o aumento do quadro social e promover a sucessão familiar profissionalizada. Atualmente, a Vinícola Aurora conta com a dedicação de 1,1 mil famílias associadas, em 11 municípios da Serra Gaúcha, sendo a maior cooperativa vinícola do país.

Natália Cristina Sganzerla, 18 anos, de Pinto Bandeira, foi uma das formandas do grupo e vibrou com a conquista. A turma finalizou a qualificação ainda em dezembro de 2020, porém, em função da pandemia, a festividade foi postergada para este ano.

“O programa foi uma experiência única em nossas vidas. Construímos tantos laços, os quais vamos levar para vida, assim como o aprendizado”, resume.

A oportunidade vivenciada pela jovem serve de exemplo também para sua irmã, Nicole Sganzerla, que já conta os dias para iniciar no programa.

“Acompanhar a Natália Cristina no Aprendiz Cooperativo do Campo com certeza foi um aprendizado também para nós familiares. Por estímulo dos meus pais e da minha irmã Natália, que participou do programa, também quero participar. Tenho certeza que aprenderei muito, sendo incentivada a ficar, trabalhar na agricultura, levando à frente o que meus pais construíram. É um programa que incentiva os jovens a prosperarem, pois somos o futuro”, afirma motivada a jovem de 15 anos.

A terceira turma do programa já está em execução, com previsão de conclusão no primeiro semestre do ano que vem. Interessados em se inscrever no Aprendiz Cooperativo do Campo podem entrar em contato com o departamento Social da Vinícola Aurora, pelos telefones (54) 3455.2027 ou 9.8142.3004. As vagas são limitadas. O início das aulas da quarta turma está agendado para maio de 2022.

 

Fonte: MCom Comunicação
Foto: César Silvestro / Divulgação

(RM)