Desligamento do sinal analógico de TV começa nesta quarta-feira no RS

Inicia nesta quarta-feira, dia 31, a operação de desligamento do sinal analógico de televisão, que será substituído em 107 municípios do Rio Grande do Sul. Desde 2017, um intenso trabalho vem sendo realizado com aval da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para a população adquirir o conversor digital e, possivelmente, uma antena apropriada para recepção do sinal digital.

O presidente da Anatel, Juarez Quadros, destaca que “na hora que o telespectador passa a assistir no sinal digital, ele assistem com mais qualidade de som, imagem. Num sinal digital. Ao ficar com o sinal digital vai ter mais condições de entretenimento, de informação, de lazer, com sinal de altíssima definição”, destacou.

O desligamento será de forma escalonada, conforme decidiu a Anatel neste dia 30, terça-feira, de 31 a 14 de março. Na capital, 88% dos domicílios já utilizam o sinal digital.

Com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta em tecnologia analógica. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia e internet de quarta geração (4G) no Brasil.

O Rádio

Todos as estações FM transmitem em uma banda de frequência entre 88 e 108 megahertz. Liberando a frequência da TV analógica, abrirá mais canais de FM.

“Nas grande capitais, como Porto Alegre, não há mais disponibilidade de canais de FM. Esta mudança libera frequências para a Rádio FM”, confirmou Quadros.

 

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora