Deputado Tiago Simon defende liberdade para trabalhar e mais autonomia dos prefeitos na gestão da pandemia

O deputado Tiago Simon participou, nesta semana, em Caxias do Sul, de uma ampla reunião com prefeitos de Caxias e região, presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços da cidade, deputados estaduais e representantes de entidades de setores produtivos da serra gaúcha.

O Modelo de Distanciamento Controlado, criado pelo Governo do RS, sofreu inúmeras críticas, principalmente por centralizar a decisão sobre as atividades econômicas e não ouvir os prefeitos que conhecem a realidade do município.

O grupo deseja apresentar ao governador do Estado uma proposta para que cada município tenha um pouco mais de flexibilidade para determinar algumas questões de sua cidade, no que diz respeito à pandemia. Pelo entendimento das autoridades, existe um esforço de alguns municípios mais do que outros, mas a bandeira abrange toda a macrorregião da serra.

“Os prefeitos precisam ter mais autonomia. São eles que conhecem de forma mais clara as necessidades da comunidade e do setor produtivo. Não podemos deixar que empresas fechem as portas em locais onde o contagio do vírus é pequeno e pode ser controlado”, defendeu o parlamentar.

Para ele, é fundamental que se crie protocolos mais rígidos que efetivamente evitem a disseminação do novo coronavírus, como o uso de equipamentos de proteção e de barreiras que previnem o contato entre funcionários e clientes, ampliação das medidas de higiene e sugestões de escala para evitar aglomerações em transportes públicos e em ambientes de trabalho.

“Vamos ter que aprender a conviver com o vírus. O setor produtivo precisa voltar a funcionar com regras sanitárias mais seguras e eficientes”, alertou o deputado.