Definida a criação de Comitê em prol do Enoturismo

img_4247

O Festival Internacional de Turismo de Gramado (28º Festuris) foi o palco do Seminário “Enoturismo no Brasil: Potencial e Oportunidades de Desenvolvimento”. Durante a sua realização em um dos painéis, houve um debate com especialistas e autoridades do setor, envolvendo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, empreendedores e Ministério do Turismo. Além de compartilhamento de experiências e desafios do setor, foi lançado oficialmente um Comitê para o Desenvolvimento do Enoturismo.

Trata-se de um projeto conjunto para o fortalecimento do enoturismo no Brasil, integrando as principais regiões e instituições.

O diretor de Relações Institucionais do Ibravin, Carlos Paviani, destacou que “tem um campo muito grande para trabalhar e o enoturismo tem sido uma ferramenta muito importante para as vinícolas mostrarem sua marca e crescerem”, afirmou.

Rogério Antônio Cóser, diretor da Secretaria Nacional de Estruturação do Departamento de Ordenamento do Turismo do Ministério do Turismo, salientou que o órgão “se preocupa com a criação de políticas para o turismo e vamos trilhar este caminho, o Ministério é parceiro”.

Um dos participantes do painel, o secretário de Turismo de Bento Gonçalves, Gilberto Durante, destacou que é “importante porque a gente poderá criar estratégias de promoção coletiva”.

Para a sócia-diretora do Spa do Vinho, Deborah Villas-Bôas Dadalt, trata-se de uma oportunidade “para fortalecer a atividade no nosso município e este Comitê é crucial”, comentou.

No dia 30 deste mês haverá a primeira reunião com a participação de Ibravin, Secretarias Municipais de Turismo, Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Sebrae, SEGH – Sindicato Empresarial da Gastronomia e Hotelaria da Região Uva e Vinho.

O Seminário teve ainda a palestra “Experiências e Vivências no Enoturismo”, com a secretária de Turismo de Cultura de Garibaldi, Ivane Fávero, e “Linhas de Crédito no Turismo”, com Neusvaldo Ferreira Lima, secretário Nacional de Estruturação do Turismo.

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora