Curso para Conselheiros Fiscais envolve 105 cooperativas no RS

Com o objetivo de capacitar os associados que atuam ou que desejam atuar como conselheiros fiscais em suas cooperativas, o Sescoop/RS concluiu a 5ª edição do curso de Formação de Conselheiros Fiscais.

Ao todo, foram realizadas 11 capacitações nos municípios de Carlos Barbosa, Cruz Alta, Erechim, Ibiraiaras, Não-Me-Toque, Santa Rosa, São Sepé, Porto Alegre (três turmas) e Uruguaiana. Cada capacitação teve a carga horária de 8 horas, em um total de 88 horas de treinamento para 352 conselheiros fiscais de 105 cooperativas do Rio Grande do Sul.

Para o analista do Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Matheus Dias, é importante ressaltar a importância do trabalho que o Sescoop/RS desenvolve no oferecimento de soluções de capacitação e aprendizagem aos conselheiros das  cooperativas gaúchas.

“Estes associados são os olhos de todos os outros associados, fiscalizam e cuidam do patrimônio e da contabilidade da cooperativa. Eles verificam e examinam livros, documentos, fichas e demais registros. A partir destes dados, eles avaliam a idoneidade e eficácia das ações tomadas pela administração da cooperativa, certificando-se que os ativos estejam sendo bem investidos”, explica.