Curso forma mais 11 multiplicadores pelo trânsito seguro

O curso de Multiplicadores de Educação no Trânsito, realizado em parceria entre a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) forma mais 11 multiplicadores pelo trânsito seguro. O evento, gratuito, ocorre até esta quinta-feira, 23, na sede da Federação, rua Marcílio Dias, 574, bairro Menino Deus, oferece um total 14 horas/aula, e conta com a participação de agentes de fiscalização e de educação para o trânsito, representantes de diversas cidades, como Bento Gonçalves, Canela, Uruguaiana e Campo Bom.

Esta é a 32ª edição do curso, que já capacitou 1.300 lideranças com o objetivo de preparar pessoas como multiplicadores de novos paradigmas sociais, não somente nos regramentos previstos na legislação de trânsito e transporte, mas também das regras de convivência do espaço coletivo, mas também na construção de uma cultura de respeito e dignidade no trânsito.

O agente de trânsito de Canela, José Márcio Brito, é uma liderança envolvida na missão de mudança de cultura por uma circulação com menos conflitos. “É um evento que possibilita a troca de vivências entre representantes de diversas cidades. Nosso trabalho é intenso lá em Canela, junto às empresas, comunidade e, principalmente, nas escolas, que é a base para uma mudança sólida de comportamento”, disse.

Agente de trânsito há quatro anos em Uruguaiana, Jonathas Soares, é um dos integrantes do curso. Ele reforça a ideia de uma mudança de cultura a partir das crianças e jovens. “Claro que o bom exemplo dos adultos é fundamental na formação das crianças, mas alguns pais corrigem o comportamento no trânsito exatamente por interferência dos filhos, com alertas sobre a necessidade do uso do cinto, de não utilizar o celular ao volante, e assim por diante. Nosso trabalho foca bastante nas comunidades escolares, com palestras e distribuição de material educativo”, explica.

Integrante da Coordenação de Educação para a Mobilidade da EPTC, Virlei Pedroso, reforça a importância da troca de experiências entre os participantes. “Abordamos temas gerais sobre as questões do trânsito, que servem como base para todos nas ações voltadas para essa área, mas a troca de experiências e de informações são muito importantes para o aperfeiçoamento dos participantes, já que cada cidade tem as suas características próprias nas questões da mobilidade”, completou.

O curso de multiplicadores aborda os seguintes temas: Módulo 1 – Mobilidade Urbana: Uma Visão Sócio Histórica; Módulo 2 – Trânsito: Um Tema Transversal; Módulo 3 – Mobilidade Urbana: Realidades e Perspectivas; Módulo 4 – Acidentes de Trânsito: Causas e Consequências. Mais informações sobre cursos pelo fone 3289 4485.

Fonte e foto: EPTC