“Cultura e Costumes Gaúchos” é pauta do projeto “Falando Sobre” em Bento

Integrando os Festejos Farroupilhas 2019, o próximo painel do Projeto Falando Sobre debaterá a “Cultura e Costumes Gaúchos” no próximo dia 9 de setembro, às 19h30min, na Associação Bentogonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG). A História do Rio Grande do Sul, a sua formação, a figura do gaúcho, sua representatividade e importância na manutenção da Tradição serão os grandes temas do evento.

Os convidados, todos ligados ao Movimento tradicionalista, representarão as diferentes gerações neste processo. Ainda que de diferentes gerações, os participantes, através de seus relatos, experiências de vida e envolvimento nas tradições gauchescas, demonstram a paixão e orgulho de ser gaúcho. São eles: o tradicionalista homenageado dos Festejos Farroupilhas 2019 de Bento Gonçalves, Omair Trindade; a tradicionalista homenageada de 2018,Iraci Dalla Valle; o empresário do ramo de indumentária gaúcha e instrutor de Danças Gaúchas de Salão – MTG/CTG Laço Velho, Leandro Magnuagno; e a instrutora no Departamento Tradicionalista Gaúcho do IFRS, Suelen Beltran Marini.

O ‘Projeto Falando Sobre’ é uma realização da Fundação Casa das Artes e da Biblioteca Pública Castro Alves, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura, da Prefeitura de Bento Gonçalves, do Sesc Bento Gonçalves e do Programa Cultura do Bem. Nesta edição, conta com o patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento – Corsan. Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Novas Façanhas. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita mediante a doação de 1kg de alimento não-perecível ou 1kg de ração.

Conheça um pouco mais do currículo de cada um dos debatedores:

LEANDRO MAGNAGUAGNO – Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais

Bacharel em Ciências Econômicas – UCS. Corretor de Seguros e Empresário do Ramo de Indumentária Gaúcha Instrutor de Danças Gaúchas de Salão – MTG / CTG Laço Velho. Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais – Bento Gonçalves 2017 – 2019.

SUELEN BELTRAN MARINI – Coreógrafa e Declamadora

Instrutora no Departamento Tradicionalista Gaúcho do IFRS – Bento Gonçalves; Declamadora em rodeios regionais, nacionais e internacionais. Participação no rodeio Internacional de Osório e a recultura do CTG Lalau Miranda. Participação internacional de declamação e dança, pelo CTG Laço Velho no Uruguai. Coreógrafa nas tertúlias realizadas pelo Mestre Santa Bárbara em 2015, 2016, 2017 e 2018. Dançarina de invernada adulta desde 2014.

IRACI DALLA VALLE – Sócia fundadora da ABCTG

Graduada em Letras e Direito pela Universidade de Caxias do Sul – Campus Universitário de Bento Gonçalves. Tradicionalista Gaúcha. Membro do Departamento Cultural do MTG. Agraciada com a Comenda João de Barro, uma das maiores honrarias conferidas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho. Sócia fundadora da ABCTG

OMAIR TRINDADE – Homenageado dos Festejos Farroupilhas 2019

Tradicionalista, historiador, ator, compositor, homem de rádio, televisão e cinema, vasta folha prestada em prol da cultura do Rio Grande Do Sul, Omair é o grande homenageado dos Festejos Farroupilhas 2019.

Serviço

O que: Projeto Falando Sobre – “Cultura e Costumes Gaúchos”

Quando: 09 de setembro

Horário: 19h30

Onde: ABCTG

 

Fonte: Cultura Bento