Cpers apresenta a alunos de Bento Gonçalves palestra sobre BNCC e a Reforma do Ensino Médio

A diretora do Departamento de Educação do CPERS, Rosane Zan e a conselheira 1/1000 pelo Núcleo 38, Nina Rosa Ventimiglia Xavier ministraram, nesta terça-feira (14), uma palestra sobre as consequências da Base Nacional Comum Curricular e da Reforma do Ensino Médio, propostas pelo governo ilegítimo de Michel Temer (MDB), aos estudantes da Escola de Ensino Médio e Fundamental Mestre Santa Bárbara, em Bento Gonçalves.

Diante de um auditório lotado, as educadoras destacaram o fato da Reforma do Ensino Médio ter sido aprovada através de uma medida provisória, sem abrir um amplo processo de discussão com os educadores, os estudantes e a comunidade escolar. Entre as principais consequências ressaltaram que com a reforma, corre-se o risco de ampliar as desigualdades sociais.

“A BNCC e a Reforma do Ensino Médio fazem parte de um projeto de estado mínimo, imposto por Temer. O fato de serem obrigatórias apenas duas disciplinas trará uma redução considerável do número de professores de outras disciplinas. Além disso, as escolas públicas, diferente das privadas, dificilmente poderão ofertar todos os percursos formativos. E isso diminuirá drasticamente as chances dos alunos da rede pública de ingressarem em uma universidade”, ponderou Rosane.

 

Fonte: Cpers