Cotiporã terá horto medicinal comunitário

Com o objetivo de valorizar e ampliar a utilização de plantas medicinais como elemento estratégico de saúde, a Prefeitura Municipal de Cotiporã iniciou a construção de um Horto de Plantas Medicinais Comunitário no centro do município.

O Horto faz parte do projeto “Farmácia Viva” da Academia de Saúde de Cotiporã e está sendo construído próximo a Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. O mesmo será mantido por participantes dos grupos da Secretaria de Saúde e Assistência Social, profissionais da área e população em geral que queira colaborar voluntariamente na manutenção e cuidado das ervas.

Para a fisioterapeuta Bruna Moro, uma das organizadoras do projeto, a desenfreada oferta de produtos químicos e sintéticos e a busca por resultados imediatos, tem deixado em segundo plano a tradição milenar do uso de ervas e plantas medicinais. “O que buscamos agora é um encontro e, para a grande maioria, um reencontro com a natureza e seus benefícios, criando um espaço favorável para a medicina natural e fitoterápica, resgatando e valorizando a cultura tradicional e popular das plantas medicinais, aromáticas e condimentares.” afirma Bruna.

Para o Prefeito José Carlos Breda, o projeto visa resgatar e valorizar a utilização das plantas medicinais para a cura de doenças, cortando gastos com medicamentos e garantindo acima de tudo, a saúde e qualidade de vida dos cotiporanenses. Ainda, afirma que obra irá proporcionar a integração da comunidade através do cultivo e cuidado com a natureza.

O Horto Medicinal é uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde e Assistência Social juntamente com a Secretaria de Agricultura, Secretaria de Obras e EMATER de Cotiporã.

 

Fonte: Prefeitura de Cotiporã