Coronavírus: oito leitos de isolamento serão entregues nesta semana em Bento

Uma grande mobilização social possibilita a construção da ala de isolamento com 40 leitos para o Complexo Hospitalar para receber pacientes diagnosticados com a COVID-19, através de uma parceria entre a Prefeitura de Bento Gonçalves e sociedade Civil representada pelo Centro da Indústria e Comércio (CIC-BG), e ASCON Vinhedos, várias entidades e voluntários, parte da obra começa ser entregue ainda nesta semana.

Devido ao auxilio de voluntários, que ultrapassaram 300 pessoas expectativa é que as instalações estejam concluídas antes da data estipulada, 15 de abril. Ao mesmo tempo, uma reogarnização interna da UPA foi executada. A ala de internações foi redimensionada e uma reforma será entregue com oito leitos de isolamento, exclusivos para Coronavírus. “Este espaço será um diferencial para nossa cidade. Com os oito leitos de isolamento, já conseguiremos atender pacientes desafogando o Hospital Tacchini, que hoje já está com a estrutura cheia. Hoje contamos com 20 leitos de UTI, mais 10 que serão entregues pelo hospital. E a UPA conta com 06 leitos de isolamento e essa estrutura a mais certamente salvará vidas amanhã”, destacou o Secretário de Saúde, Diogo Segabinazzi Siqueira. A preocupação se acentua porque a média da população idosa da Capital do Vinho é de 12,5%.

Os oito leitos de isolamento devem ser concluídos até a próxima sexta-feira, 03, e já passam a receber pacientes. No local também está sendo construída uma rampa e escadaria metálica para o acesso dos pacientes, sem que haja contato com outros pacientes. A zona de isolamento está sendo construída junto à UPA, na estrutura do Complexo Hospitalar de Saúde e conta com investimentos captados pelas entidades de classe e iniciativa privada. Além de doações levantadas pela Associação Medica de Bento Gonçalves e voluntários.

“É uma obra construída por muitas mãos, precisamos agradecer nosso setor empresarial, que não mediu esforços para que os leitos fossem construídos. Paralelo a esse trabalho precisamos, que a população permaneça em casa, somente assim poderemos diminuir os impactos desta pandemia, em nossa cidade”, disse o Prefeito Guilherme Pasin.

Desde de janeiro, a Administração Municipal monitora a situação do novo Coronavírus na cidade. Foi criado o Comitê Municipal de Atenção à doença, que reúne Secretarias de Saúde, Educação, Vigilância Epidemiológica, Hospital Tacchini, Associação Médica de Bento Gonçalves e Unimed, que diariamente encaminham informações, com transparência, para população.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Gilberto Junior/ SMS