Consepro de Bento celebra redução nos índices de criminalidade

Investimentos do órgão contribuíram para queda nos indicadores

Vários registros de ocorrências criminosas tiveram redução no comparativo entre o primeiro semestre de 2018 com igual período deste ano. Dados divulgados pela Polícia Civil mostram que o número de homicídios, um dos crimes que mais assustam a população, retrocedeu 16% – de 25 para 21. Outras ocorrências tiveram queda bem mais acentuada, caso dos 80% nos roubos a residências – de 10 para dois; dos 65,22% dos furtos/arrombamentos – de 115 para 40 – e dos 46,81% nos roubos a estabelecimento comercial – de 47 para 25.

Os registros em queda mostram, em parte, como a efetividade dos projetos elencados pelo Consepro em prol da segurança, combinados às ações das forças policiais, ajudaram neste atual quadro positivo. Embora não haja como precisar o quanto os investimentos em câmeras de monitoramento, em aquisição de veículos e em melhorias em infraestrutura influenciaram para o retrocesso da criminalidade, o auxílio é evidente, acredita o presidente do órgão, Jose Carlos Zortea.

“É imperioso ressaltar que esses movimentos permitem uma maior presença da polícia nas ruas, e isso, além de reprimir ações criminosas, dá maior sensação de segurança à população”, analisa.

O investimento nos alojamentos dos policiais militares, por exemplo, permitiu que uma leva de novos soldados faça o curso de formação em Bento Gonçalves. Iniciado em novembro, o curso permite que, após três meses, eles já possam começar o estágio operacional nas ruas – ao todo, a formação leva nove meses. Ações do município, como a recém efetivada Guarda Municipal, também contribuem neste sentido. “Quando agimos com interesse único, o de beneficiar nossa população com um serviço que permita as polícias fazerem seu trabalho da melhor forma, colhemos os resultados”, diz Zortea.

São frutos que também aparecem, por exemplo, nos boletins envolvendo furto e roubo de veículos, que também registraram grande redução em Bento Gonçalves. Enquanto o primeiro caiu – de 137 para 72; o segundo reduziu 40,74% – de 27 para 16 – no comparativo entre os primeiros seis meses deste ano com igual período do ano passado.

Relembre:

Relatório da Polícia Civil em Bento aponta redução de crimes no 1º semestre de 2019

 

Fonte: Exata Comunicação

Foto: Arquivo Rádio Difusora