Conselho de Saúde e Núcleo de Educação em Saúde realizam conferência em Bento

20170811_083458

Na última sexta-feira, 11, o Conselho Municipal de Saúde (CMS/BG) e Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (NUMESC/BG) promoveram a VI Conferência Municipal de Saúde de Bento Gonçalves no Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário. O evento foi aberto ao público em geral e aos profissionais da área da saúde, e teve por objetivo elaborar propostas relacionadas à área e propor as diretrizes para a formulação da política de Saúde do Plano Plurianual (PPA) e do Plano Municipal de Saúde.

Com o tema “O papel do Prestador do Serviços no SUS” Hilton Roese Mancio, superintendente geral da Associação Dr. Bartholomeu Tacchini, abriu a série de palestras. O superintendente explanou a história do Hospital Tacchini e o papel que a instituição desempenha perante a sociedade. Após o debate Mancio destacou a importância do evento para a instituição “é muito importante participar de um evento como esse e poder esclarecer para a comunidade que o Tacchini tem um papel em uma rede atendimento. As pessoas costumam a olhar o Tacchini entendendo que ele tem a responsabilidade sobre todas os tipos de  necessidades da população, mas ele está habilitado pelo Ministério da Saúde apenas para algumas atividades”.

Elson Romeu Farias, Diretor do Departamento de Ações de Saúde.do estado, falou sobre o atendimento da população  nos postos de saúde e sobre o desafio do SUS hoje. “eu trato principalmente de como as pessoas vão ser bem atendidas nos postos de saúde, isso a gente chama de atenção básica à saúde. Ela é a principal porta de entrada das pessoas para o SUS, mas não somente nele, em qualquer organização de saúde, temos que ter aquele profissional referenciado pro seu cuidado. O nosso principal desafio hoje é o financiamento adequado para a atenção básica, nós temos como grande desafio melhorar o acesso a atenção básica e que ela seja resolutiva e organizada”. Destacou.

Também presente no evento, o Secretário de Saúde do município Diogo Segabinazzi Siqueira destacou a importância da conferência. O secretário admitiu algumas dificuldades da pasta mas tratou também de exaltar o modelo de saúde básica do município “o nosso sistema de saúde vem em uma melhoria constante, obviamente nós temos grandes dificuldades, mas ao mesmo tempo eu tenho certeza que nós estamos no caminho certo” destacou.

Além de Hilton Mancio e Elson Farias, os presentes contaram ainda  com as palestras de dr. Marco Antonio Ebert,  coordenador Médico da SMS, que falou sobre “A gestão Econômica e Política da SMS” e do filósofo  especialista nas leis do SUS dr. Lotário Schlindwein que falou sobre “A Influência Política e do Controle Social no SUS”. O evento ocorreu das 8h às 18h e teve como tema “Construindo um Modelo de Atenção à Saúde: Estrutural, Política, Econômica e Social”.