Conhecimento e qualificação na programação da Wine South America

Feira Internacional do Vinho - Crédito Fabiano Mazzotti

Painel Wine Conference trará especialistas debatendo a viticultura brasileira

A primeira edição da Wine South America chega à Serra Gaúcha, em setembro, para incentivar a comercialização e o consumo do vinho brasileiro. Um bom meio de atingir a esse propósito, além de reunir num único lugar mais de 250 expositores, é conhecer e entender a produção nacional – e todos os segmentos que, direta ou indiretamente, são influenciados por ela.

De 26 a 29 de setembro, renomados especialistas e profissionais do vinho se reúnem no Parque de Eventos, em Bento Gonçalves, para a Wine Conference, uma série de painéis que detalha a viticultura brasileira. Do enoturismo à gastronomia, do ensino e pesquisa à comercialização, das indicações geográficas ao impacto socioeconômico do plantio de uvas no Nordeste, inclusive com espaço para conhecer as tendências de consumo das bebidas vinícolas – pautas que ajudam a compreender como o país trabalha a questão vitivinícola serão abordadas em 20 palestras (veja quadro).

A capacitação soma-se a outras frentes de atuação da Wine South America, como o foco na comercialização e na aproximação do mercado com produtores, na busca por um setor cada vez mais profissional.

“A Wine Conference é uma oportunidade para diagnosticar processos e procedimentos adotados no Brasil quanto a sua atuação na viticultura, contribuindo para o aumento de sua competitividade global”, comenta Alberto Piz, diretor do grupo Milanez & Milaneze, promotor da Wine South America.

Os interessados em participar podem adquirir seus ingressos antecipadamente pelo site www.winesa.com.br.

Programação da WineConference

26 de setembro | Quarta-feira
15h: Diferentes indicações geográficas do Brasil, com Jorge Tonietto, engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Uva e Vinho.
16h: Conjuntura e Perspectivas da Vitivinicultura Brasileira, com José Fernando da Silva Protas, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho.
17h: Produção de vinhos seguros e de qualidade como diferencial para conquistar mercado, com Jacinta B. Valente, engenheira de alimentos e sócia proprietária da Biscotteria Itallinni.

27 de setembro | Quinta-feira
13h: Comercialização, com Ademir Brandelli, enólogo e sócio proprietário da Vinícola Don Laurindo, e Natália Zandonai, enóloga e sócia proprietária do Cobo Wine Bar.
14h: Cozinha de Natureza, com Rodrigo Bellora, Chef de Cozinha e proprietário do restaurante Valle Rustico.
14h: Ensino e Pesquisa, com Lucas Dal Maggro, enólogo doutorando em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Mariana Dullius, professora de Enologia no IFSC Campus Urupema.
15h00 – Viticultura, com Marcio Dallé, supervisor de viticultura da Moet Hennessy do Brasil – Vinhos e Destilados, e Leonardo Ferrari, enólogo e gerente da Vinícola Abreu Garcia e técnico dos sucos de uva Questo Si.
15h: Palestra Brasil Vitivinicola, com Mauricio Roloff – sommelier, jornalista e professor do curso de gastronomia da Unisinos.
16h: Enologia / Enogastronomia, com Giovanni Ferrari, enólogo da Vinícola Salton, e Bruna Dachery, coordenadora e docente do curso Tecnologia em Gastronomia da Universidade de Caxias do Sul.
16h: Temas Emergentes em Vitivinicultura, com Marcos Gabardo, professor da Unipampa.
17h: Divulgação e Comunicação, com Sandy Corso, enóloga e sommelier da Vinícola Salton.
18h: Enoturismo, com Bruna Cristófoli, enóloga responsável, técnica e gestora comercial da Vinícola Cristófoli e representante comercial para o Brasil da JM Gonçalves Tanoaria, e Roberto Cainelli Jr, enólogo e sócio proprietário da Vinicola Cainelli, membro do Comitê de mercado do Ibravin e presidente da Associação Vale do Rio das Antas.

28 de setembro | Sexta-feira
13h: O Centro do Patrimônio e Cultura do Vinho – CEPAVIN, com Vander Valduga, professor adjunto do curso de Bacharelado em Turismo e do Mestrado em Turismo da Universidade Federal do Paraná e Vice-coordenador do CEPAVIN, e Rosa Medeiros, professora do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
13h30: Enoturismo e o papel do profissional enólogo, com Hernanda Tonini, bacharel e mestre em turismo, doutora em desenvolvimento rural e coordenadora de pós-graduação do IFRS Campus Bento Gonçalves.
14h30: O sommelier e os desafios nos canais de distribuição de vinho no Brasil, com Wagner Gabardo, proprietário da escola de sommeliers Alta Gama em Curitiba.
15h30: Slow Food e Hospitalidade no Brasil, com Vander Valduga, professor adjunto do curso de Bacharelado em Turismo e do Mestrado em Turismo da Universidade Federal do Paraná e Vice-coordenador do Centro do Patrimônio e Cultura do Vinho.
16h30: Paisagem, Patrimônio e Vinho, com Rosa Medeiros, professora do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
17h30: Enoturismo na França, com Vagner da Silva Machado, professor e pesquisador.

29 de setembro | Sábado
13h: Indicações geográficas e marcas registradas: duas ferramentas para construir a reputação de sua marca de vinhos no mercado mundial, com Giovani Orsoni, advogado italiano e inglês, representante de marcas europeias, diretor da empresa De Simone & Partners.
14h: Impactos sociais e econômicos da produção de uva no Nordeste brasileiro, com Sofia Hauschild, assessora comercial e econômica.

SERVIÇO
O quê: Wine South America 2018 – Feira Internacional do Vinho.
Quando: de 26 a 29 de setembro
Onde: Bento Gonçalves, RS
Endereço: Parque de Eventos de Bento Gonçalves (alameda Fenavinho, 481)
Inscrições: Valores para consulta no site.
Informações: www.winesa.com.br
Fonte: Exata Comunicação