Confira o funcionamento dos serviços no feriadão de corpus Christi em Bento

A Prefeitura de Bento Gonçalves informa que não haverá expediente nos serviços públicos nesta quinta e sexta-feira, 20 e 21 de junho, feriado de Corpus Christi e ponto facultativo – as horas não trabalhadas serão compensadas na próxima semana conforme decreto municipal. Os serviços essenciais funcionarão em sistema de plantão.

Na saúde, a UPA, PA Zona Norte, Raio-X, Laboratório e SAMU funcionarão normalmente. As Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) e Estratégia Saúde da Família (ESF´s) estarão fechadas para atendimento ao público.

As farmácias da Central, Zona Norte (São Roque) e UPA Zona Sul (Botafogo) também não atenderão. No sábado, 22, a farmácia da Zona Sul atende das 14h às 18h, sendo que as demais retornam o atendimento na segunda-feira.

Na quinta-feira, não haverá serviços de coleta seletiva, vidros e de resíduos especiais, sendo que a dos orgânicos ocorre normalmente, devido à demanda. O serviço retorna a normalidade na sexta-feira.

Funcionamento das Centrais de Atendimento ao Turista (CAT):
Dia 20: das 9h às 17h
Dia 21: das 8h30 às 17h

Telefones de plantão:
Conselho Tutelar: (54) 99159-5744
Secretaria de Viação e Obras Públicas: (54) 99976-6331
Defesa Civil: (54) 99129-0602
Fiscalização de Ambulantes: (54) 99139-6600
Fiscalização de Trânsito: 3451-5222/ 3055-7404

As empresas de transporte coletivo urbano do município, Empresa Bento e Transportes Santo Antônio, informam que o serviço funciona na quinta-feira, dia 20, com horário de domingo. Nos demais dias seguem os horários normais para cada dia com relação a Santo Antônio. Já a empresa Bento tem horário reduzido na sexta-feira, e horário normal no final de semana.

O comércio não deve abrir no feirado de Corpus Christi. Segundo o Sindilojas Regional Bento a atual convenção coletiva ainda não foi negociada, e não é possível a utilização de mão de obra dos funcionários nos feriados. Na sexta-feira e no final de semana o funcionamento será normalizado. Já os estabelecimentos alimentícios e supermercados poderão abrir neste feriadão, devido a um acordo coletivo entre os sindicatos, mesmo com a última convenção coletiva vencida, e a atual ainda não negociada.

Bancos não abrem no feriado de Corpus Christi

Pagamentos podem ser programados nos canais eletrônicos

A FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos – informa que não haverá atendimento nas agências bancárias na quinta-feira, dia 20, em função do feriado de Corpus Christi. Na sexta-feira, dia 21, o expediente bancário acontecerá normalmente.

A população poderá usar os canais alternativos de atendimento para realizar as operações bancárias – como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes.

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e carnês com vencimento marcado para essa data poderão ser pagos no próximo dia útil (21/06) sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

“Mesmo durante o feriado, os canais eletrônicos e caixas eletrônicos funcionam normalmente, facilitando a vida do consumidor”, ressalta o diretor-adjunto de Operações da FEBRABAN, Walter Tadeu de Faria.

Os clientes também podem agendar o pagamento das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Com informações da Prefeitura de Bento Gonçalves e Febraban