Comunidade Terapêutica Rural de Bento Gonçalves completa oito anos

A Comunidade Terapêutica Rural de Bento Gonçalves, local destinado ao tratamento de alcoolismo e drogadição, com sede na localidade de Passo Velho, distrito de Tuiuty, completa oito anos nesta terça-feira, dia 19. Autoridades, familiares e amigos participaram do evento comemorativo celebrado junto aos residentes, que emocionaram o público com uma apresentação musical no encontro.

A comunidade é a única no Brasil com atendimento totalmente custeado pela municipalidade e os trabalhos são coordenados pelo Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), que realiza a triagem inicial e encaminha os pacientes para tratamento.

De acordo com o coordenador administrativo da comunidade, Leonir Antoninho Vivan, até o momento, 536 pessoas foram beneficiadas com o atendimento. Ele explica que atualmente 17 pacientes estão em tratamento e durante cerca de seis meses eles recebem auxílio de uma equipe multidisciplinar e integram grupos de autoestima. Ainda conforme Vivan, na casa de acolhimento os pacientes participam de todas as atividades cotidianas, como limpeza, organização, alimentação e cuidado com os animais.

Aqui criamos um clima familiar. Temos tarefas, e eles participam de todas. Realizamos o acompanhamento antes, durante e depois. Tudo começa com o despertar às 6h30min e eles tem vários compromissos durante o dia. Tem o cuidado com os bichinhos: uma vaca, patos, cachorros e gansos, temos aqueles que são responsáveis pela limpeza, os que cuidam da padaria que temos aqui, tem o responsável pelo almoxarifado que cuida das ferramentas, enfim, tudo intercalado semana a semana. E é claro, as terapias, as reuniões de grupo, os espaços vagos para troca de ideias, tudo dentro de um cronograma e com muita responsabilidade”, conta.

O secretário de saúde Diogo Segabinazzi Siqueira explica que a manutenção da comunidade é feita somente com recursos municipais e destaca a necessidade do espaço para os pacientes de Bento Gonçalves e seus respectivos familiares.

A manutenção é muito difícil, é toda feita com recursos municipais. Porém acreditamos que esse investimento é necessário para a sociedade de Bento, para as famílias e principalmente para os pacientes. É um espaço extremamente necessário, pois aqui conseguimos atender, livrar do vício e reinserir esses cidadãos novamente na sociedade. É uma estrutura muita grande física e profissional. Hoje temos que comemorar, parabenizar e agradecer todos que passaram nesse processo de criação da Comunidade Terapêutica e manutenção desse espaço

Entre as atividades também está a produção de casinhas para cachorros. Esta ação faz parte do Projeto Posse Responsável, em conjunto com o Gabinete da Primeira-Dama, e que realiza a doação das casinhas para famílias que necessitam abrigar seus animais de estimação.

Nos 12 hectares, entre morros, campos, açudes e muitas árvores, a sede conta com horta e horto florestal, onde são cultivadas árvores nativas e flores, que depois embelezam os canteiros do município, além de aparelhos de musculação, quadra de vôlei e campo de futebol 7. O CAPS-AD realiza também um acompanhamento constante com os familiares dos residentes, buscando o sucesso da permanência e do tratamento.

Fonte: Airton Ferreira/Central de Jornalismo da Rádio Difusora

Fotos e vídeos: Airton Ferreira

Assista as apresentações musicais dos residentes na Comunidade:

-Interpretação da música de Regis Danese – Faz Um Milagre Em Mim

-Interpretação da música de Wilson Paim – Compondo Caminhos

-Momento do parabéns pelos oito anos

Clique na imagem para ampliar: