Comunidade de Faria Lemos recebe curso de Floricultura em Bento

IMG_2187

O segundo curso promovido pela Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura, por meio do Programa de Qualificação Rural, voltado para a área da floricultura, encerrou nesta terça-feira, 9, na comunidade da Linha Paulina, no distrito de Faria Lemos.

Ministrado pela instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Jucelaine Vanin, a capacitação teve como foco a “Produção de Plantas em Vaso”. Dentre os conteúdos abordados estão o cultivo de bromélias, crisântemos, gerânios, gérberas e orquídeas, qualidade do substrato, adubação, propagação de plantas e outros tratos culturais, e aspectos relacionados ao custo de produção e oportunidades de mercado.

O objetivo da capacitação é incluir a produção de flores como uma atividade rentável nas propriedades, incentivando a permanência da família e de seus sucessores no meio rural. “Lembramos que as comunidades interessadas em receber as qualificações, tanto na área de floricultura, quanto gastronomia e informática, precisam organizar uma turma de pelo menos doze pessoas e entrar em contato com a Secretaria”, destaca a coordenadora das capacitações Sheila Carvalho.

Para Simone Framia, “as flores me encantam e fazem parte da minha vida. Muitas vezes não temos o conhecimento de como cuidá-las, de como adubar, de quando fazer as podas, de respeitar seu ciclo. O curso me atualizou sobre isso e me deu perspectivas de futuramente trabalhar com essa área”, ressalta.

Participaram do curso: Anabel Gabbrado Salton, Elaine Christine Pertile Moro, Nelci Zanchetta, Denise Dal Ponte Zaccaron,Fabiane Nicolao Bertolini, Iria Flamia Poloni, Mathilde Pellizzer Salton, Hilda Salton Cusin, Juanete Maria Locatelli Gugel, Simone Odia Framia e Viviane Clara Potrick Zacaron.

A capacitação foi desenvolvida em parceria com o SENAR e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento Gonçalves (STRBG).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Fotos: Jose Martim Estefanon