Comunidade de Bento pode participar do Desafio Voluntário

A unidade Parceiros Voluntários de Bento Gonçalves, ONG mantida pelo CIC/BG (Centro da Indústria, Comércio e Serviços), está reforçando o convite para a comunidade a exercer a solidariedade de forma especial neste mês de agosto, com a realização do Desafio Voluntário. A iniciativa celebra o Dia do Voluntariado, lembrado no dia 28.

A primeira etapa é planejar uma ação voluntária cultural, educacional, ambiental ou social em prol da comunidade. Depois, escolher o local onde a ação vai ser desenvolvida – como escolas, organizações sociais, creches, praças, hospitais, etc. Então, basta registrar a iniciativa na Parceiros Voluntários por meio de uma ficha de cadastro. As atividades devem ser realizadas entre os dias 26 e 27 e ter seus registros fotográficos publicados com a #DesafioVoluntárioSerraProdução.

“As ações solidárias devem ser perenes, durante o ano inteiro, mas, para isso, é muito importante estimularmos as pessoas a participarem desse tipo de campanha, que pode significar o pontapé inicial de outras iniciativas que vão surgindo. Precisamos do apoio de todos, pois voluntariar é um ato nobre”, destaca a coordenadora da Parceiros Voluntários do município, Angélica Somenzi, em divulgação da ação na Rádio Difusora.

A mobilização pelo Desafio Voluntário visa a unir toda a comunidade a favor da construção de uma sociedade melhor e mais igualitária. Por isso a Parceiros Voluntários quer sensibilizar a todos a participar da atividade, colocando sua equipe à disposição para contribuir com as etapas de planejamento e esclarecimento de dúvidas, por exemplo.

Mais informações sobre o desafio podem ser obtidas pelo telefone (54) 2105-1999 ou pelo e-mail [email protected]

Dados nacionais reforçam adesão ao voluntariado

O Desafio Voluntário é ação idealizada pela Serra Produção – organização que compreende, nessa edição, CICs de Caxias do Sul, Nova Prata, Marau e Bento Gonçalves. A campanha vai ao encontro de dados sobre voluntariado em nível nacional: a última pesquisa ‘Outras Formas de Trabalho 2017’, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que 7,4 milhões de pessoas realizaram trabalho voluntário no país, o equivalente a 4,4% da população com 14 anos ou mais de idade.

O aumento foi de 12,9% em comparação ao ano anterior. Nesse sentido, a ONG prospecta ainda mais adesão – tanto de pessoas físicas quanto jurídicas – para aumentar cada vez mais essa corrente do bem e, assim, fazer jus ao crescimento apontado pelo levantamento também aqui na região.

Fonte: Central de Jornalismo da Difusora com informações da Exata Comunicação