Comitiva da UCS convidará presidente Bolsonaro, em Brasília, para inauguração da planta de produção de grafeno

Comitiva da Universidade de Caxias do Sul convidará nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro para a inauguração da planta fabril de produção de grafeno na UCS, prevista para ocorrer no dia 14 de março, no Campus-Sede da Instituição.

Formarão o grupo o reitor Evaldo Antonio Kuiava, o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), José Quadros dos Santos, o diretor-executivo da FUCS e chefe de gabinete da reitoria da UCS, Gelson Leonardo Rech, e o professor pesquisador que coordena os trabalhos sobre o material na UCS, Diego Piazza. Integrando o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade – TecnoUCS, a UCS Graphene será a primeira planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina.

O reitor conta que, conforme o cronograma, a nova estrutura na Universidade já está em fase de testes e, a partir do início de seu funcionamento, no mês de março, terá capacidade de produzir 500 quilos do material ao ano, considerado o principal recurso da atualidade para aplicações em alta tecnologia. A UCS desenvolve, desde 2005, pesquisas relacionadas ao grafeno e suas aplicações – obtido a partir do grafite, é o material mais leve e resistente que existe, com altíssima condutividade térmica e elétrica (saiba mais). A produção em nível industrial ofertará soluções avançadas para as necessidades das empresas locais, modernizando e estendendo a matriz econômica regional.

A agenda desta semana em Brasília também inclui a presença de Kuiava, representando o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), do qual é vice-presidente, na cerimônia de posse de Benedito Guimarães Aguiar Neto como presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão ligado ao Ministério da Educação. Entre os compromissos previstos, também está uma passagem pelo MEC para tratar sobre projetos da Universidade.

Fonte: Assessoria de Comunicação